Brasil Sorridente – Implante Dentário Pelo Sus e Tratamento Bucal

Cuidar dos dentes e manter a saúde bucal é algo que todos fazemos diariamente, além de ser indispensável. Contudo as vezes ir ao dentista, e efetivar um implante dentário ou tratamentos dentários pode ficar caro. E infelizmente várias pessoas deixam o tratamento com dentista para depois. Porém, o Sistema Único de Saúde (SUS) pode oferecer diversos tratamentos dentários para ajudar a população a manter a saúde bucal em dias. Desse modo é através do projeto Brasil Sorridente.

Tratamento pelo sus
Tratamento Dentário Pelo SUS – Imagem Ilustrativa

Portanto nesse artigo vamos falar sobre esse programa, que qualquer cidadão pode ter acesso através do SUS. Para tratar da sua saúde bucal sem custo algum e ainda receber um atendimento de qualidade. Além disso separamos todas as informações que você precisa saber, sobre o implante dentário pelo SUS e outros reparos odontológicos.

Confira a seguir o projeto do governo que fazem as pessoas sorrirem, com uma boca saudável e bonita. Entenda todo o processo e cadastro para o programa. Afinal a saúde começa pela boca.

Mas como funciona o Implante Dentário pelo SUS?

É necessário fazer o implante dentário para aqueles pacientes que por algum motivo perderam seus dentes naturais. O procedimento pode ser muito caro, e muitas famílias de baixa renda tem a dificuldade em fazer reparos simples. É ainda mais difícil se for o implante dentário.

Por isso o implante dentário pelo SUS, projeto Brasil Sorridente veio para possibilitar tais pessoas/famílias conseguirem esse tipo de tratamento, de forma gratuita. O projeto está em diversas regiões do Brasil, e pode ser feita a inscrição, que exigirá alguns pré-requisitos para participar. E caso esteja de acordo com os requisitos, poderá iniciar o atendimento, agendando e escolhendo a unidade para o tratamento e implante dentário.

E para conseguir o tratamento deve procurar por projetos sociais em sua região. O projeto social para o tratamento dentário é conhecido como Projeto Brasil Sorridente.

Mas como participar e receber tratamento odontológico pelo SUS?

Como foi dito antes, é necessário saber se o projeto está disponível na sua região. Pra isso basta procurar pelo SUS, ou uma Unidade Básica de Saúde (UBS), da sua região e verificar se existe algum projeto e se é possível se inscrever. Se o postinho da sua região fazer parte do projeto, poderá receber tratamento dentário gratuito. E se for implante ou qualquer outro tratamento receberá as informações necessárias para continuar o processo. Muitos simples ne!

Reparo dentário pelo sus
Tratamento Dentário – Imagem Ilustrativa

O projeto Brasil Sorridente foi criado pelo o governo desde 2004 através do ministério da saúde. Atualmente oferece tratamento bucal para as famílias de baixa renda. Enfim, a seguir listamos alguns dos serviços disponíveis para o tratamento bucal:

  • Implantes Dentários
  • Limpezas com flúor
  • Tratamento de cáries
  • Extrações, Retirada dos sisos
  • Biópsias
  • Cirurgias
  • Radiografia, se necessário Tomografia
  • Exames bucais
  • Restaurações
  • Canal
  • Aparelho dental 

Como informado, o programa tem como objetivo alcançar as famílias carentes. Portanto as pessoas que atenderem os pré-requisitos podem participar, mas as pessoas que compõe uma família de baixa renda terão prioridade. Vale lembrar que o programa não alcança todos os municípios do pais, por isso clique abaixo para saber se está disponível na sua região.

Como cadastrar para fazer o tratamento dentário?

Para se cadastrar, pode ser por uma UBS de sua região, mas também pode verificar pelo o site oficial. Lá você pode se inscrever para no programa e ainda verificar se está disponível para a sua região. Saber quais serviços estão disponíveis, ou seja, se há vagas.

Além disso, caso queira ter ainda mais informações sobre o Projeto Brasil Sorridente do SUS, pode tirar as dúvidas no site. Enfim clique no botão abaixo para acessar o site oficial:

E se mesmo assim ainda tiver alguma dúvida que não conseguiu a resposta, existe um suporte de ajuda. O “Fale conosco” que pode ser feito via telefone ou e-mail, contudo o site tem muita informação.

Conheça o Cartão SUS digital!

Há agora o novo cartão SUS que tem facilitado a vida de milhares de pessoas, e com a crescente já está disponível o novo aplicativo. Você pode baixar em qualquer smartphone, seja para dispositivos Android, pela Play Store na GooglePlay, ou para dispositivos IOS, via AppStore.

O meu Conecte SUS é aplicativo que ajuda as pessoas fornecendo diversos serviços. Com ele você terá as vantagens de ter o cartão SUS digital no seu celular.

Para não estendermos mais sobre o assunto, clique no botão a baixo onde irá explicar tudo sobre o cartão digital e seus benefícios. Como efetivar o cadastro, e principais funções, que cooperam com o Sistema Único de Saúde. Clique no botão abaixo e saiba mais!

Saiba como baixar o Cartão SUS Digital no seu celular, veja os benefícios, principais funções, e como se cadastrar.

Considerações Finais

Por fim, nós do Ideal Finanças, lhe agradecemos por ter chegado até aqui. Nós buscamos lhe trazer informações sobre como pode conseguir participar do Projeto Brasil Sorridente. Para assim conseguir fazer o tratamento dentário de forma gratuita pelo SUS. Enfim nosso muito obrigado, esperamos que tenha gostado do conteúdo, e se gostou compartilhe com seus amigos, para os manter informados. Lhe desejamos uma boa semana e um forte abraço. Até a próxima!

Leia também:

Cristã, 23 anos, Formada em ciências econômicas. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Artigos relacionados

Deixe um comentário