Cartão cidadão: todos os benefícios em um único lugar

O cartão cidadão é um cartão criado pelo Governo Federal e emitido através do Banco Caixa Econômica Federal. Este cartão tem como objetivo unificar todas as contas das quais os trabalhadores tem direito. Como por exemplo FGTS, PIS/PASEP e outros. Dessa forma facilita o acesso aos serviços sociais e trabalhistas. E pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa.

O que é o cartão cidadão?

Os brasileiros recebem diversos benefícios concedidos pelo Governo previsto em lei seja trabalhista ou social. Como é o caso do FGTS, Bolsa Família, abono salarial, seguro desemprego, INSS, e outros. E pensando nas pessoas que tem o direito a esses benefícios foi criado o cartão Cidadão. Com ele você pode sacar seu dinheiro sem precisar ter uma conta no banco Caixa que é o responsável por realizar os pagamentos.

Então para emitir o seu cartão cidadão você precisa ter benefícios a receber e não ter uma conta na Caixa. Caso você tenha conta no banco Caixa o seu beneficio é depositado diretamente nela, não sendo necessário ter o cartão cidadão.

Quem tem direito?

O cartão cidadão é para quem tem benefícios trabalhistas e/ou sociais disponível para saque. Sejam eles abono salarial, seguro desemprego, FGTS ou mesmo o bolsa família. Por ultimo este cartão é para pessoas que não possui conta na Caixa, facilitando o acesso aos benefícios.

Para quem tem conta na Caixa seja corrente ou poupança, o beneficio é creditado diretamente na conta. Sendo assim, não é necessário emitir o cartão cidadão.

Como solicitar o cartão cidadão?

É importante informar que o cartão é emitido apenas para pessoas que tem benefícios para receber. Então se você quer fazer saque de algum beneficio trabalhista ou social basta solicitar seu cartão em uma agência da Caixa. Ou então através do telefone  0800 726 0207. Logo após solicitar seu cartão cadastre a senha cidadão para fazer saques.

Para cadastrar a senha em uma agência você não precisa apresentar o cartão cidadão, basta apenas um documento oficial com foto. Para cadastrar em uma lotérica, ligue para o número 0800 726 0207. Em seguida compareça á lotérica portando seu cartão e seu documento pessoal, que pode ser:

  • Identidade.
  • Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade, ou modelo digital.
  • Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.).
  • CTPS – modelo informatizado.
  • Identidade militar.
  • Passaporte.

Como ver o saldo do cartão cidadão?

Se você não sabe quanto tem para receber em benefícios e quer ver seu saldo, é simples: acesse o site da Caixa e faça login com seus dados. Se você não tem cadastro escolha a opção “cadastrar”. Logo após verifique seus dados e cadastre uma nova senha para entrar pela internet. Assim que fizer isso já tem acesso aos dados do seu cartão cidadão e pode ver seu saldo.

Entretanto você também pode consultar seu saldo pelo telefone da Caixa, ou ir até uma agência. Além disso veja seu saldo em caixas eletrônicos, autoatendimento ou lotéricas, basta apenas ter seu cartão cidadão em mãos.

verificar o saldo por pelo telefone

Como dito anteriormente, também é possível ter acesso ao seu saldo do cartão cidadão por telefone. Para isso ligue na central da Caixa pelo número 0800-726-0207. Além disso ligando neste número você pode tirar todas as suas duvidas e assim ouvir o passo a passo de como consultar seu saldo pela internet.

Viu como é simples! então não perca tempo e peça seu cartão e tenha todos os seus benefícios na palma da sua mão. E faça saques quando quiser em qualquer lotérica, agência ou caixa eletrônico.

Continue lendo:

Empréstimo online solicite na Rebel

Pensão por morte INSS: o que é e quem tem direito?

Cristã, 23 anos, Formada em ciências econômicas. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Artigos relacionados

1 comentário em “Cartão cidadão: todos os benefícios em um único lugar”

Deixe um comentário