Cartão SUS digital: Como ter no seu celular

Quer ter o cartão SUS digital no seu celular, então conheça as vantagens do serviço e saiba como ter o cartão do SUS digital pelo aplicativo ou site. Confira!

O cartão possibilita que os brasileiros tenham acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo SUS. O cartão SUS digital está disponível aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) desde o ano de 2015. E a versão digital substitui completamente o cartão físico ou seja ele vale como documento oficial. Mas até o momento não tinha se popularizado, porém com a pandemia de COVID-19 os documentos digitais ganhou força.

Após a chegada do vírus a circulação de cédulas, documentos e outros tipos de papeis foi desincentivado. Porque tendem a propagar o vírus rapidamente. Desse modo o Governo federal juntamente com o Ministério da saúde tem buscado soluções virtuais para diminuir ao máximo o contato entre os cidadães.

Quais são as principais funcionalidades do Cartão SUS Digital?

O cartão SUS digital é acessado pelo aplicativo Conecte SUS e além do cartão o App tem outras funcionalidades que cooperam com os usuários do Sistema Único de saúde. Então confira abaixo algumas das funções.

  • Controle da aferição de pressão e medição de glicemia: o usuário pode cadastrar suas informações dia após dia. O que torna muito mais prático visualizar qualquer mudança que aconteça. Este acompanhamento é essencial para qualquer pessoa que tenha diabetes ou hipertensão. A ferramenta demonstra com gráficos a evolução de taxas de glicemia e oscilações de pressão.
  • Controle de informações e acompanhamento de resultados: é possível cadastrar e indicar a existência de algum tipo de alergia, comentar se faz uso contínuo de medicamentos, cadastrar contatos de emergência, entre outras informações.
  • Agendar consultas no SUS: Também é possível fazer agendamentos de consultas diretamente no aplicativo e cadastrar as próximas consultas no calendário do usuário.
  • Acompanhar fila para transplante no SUS: o aplicativo do SUS digital está associado ao Sistema Nacional de Transplantes, o que possibilita o acompanhamento da fila da doação de órgãos.

Como emitir o seu Cartão SUS Digital?

Cartão sus digital: como ter no seu celular - cartao sus

Para fazer o cadastro do cartão SUS digital é simples, em primeiro lugar acesse o site do Conecte SUS. Logo que entrar no site na pagina inicial clique na opção “Entrar”. Contudo você será direcionado a página do gov.br então digite seu CPF, se acaso ainda não tenha cadastro escolha a opção “Crie sua conta”. Em seguida valide alguns dos seu dados e crie uma senha de acesso.

Logo após volte ao site do Conecte SUS e escreva seus dados de acesso e pronto. Se preferir baixe o aplicativo do Conecte SUS no seu celular e tenha todas as funções na palma da mão. Mas é importante ressaltar que não é possível fazer o CNS (Cartão Nacional de Saúde) pelo aplicativo. Novos cadastros só devem ser feitos presencialmente em um estabelecimento de saúde.

Como consultar o número do cartão na internet?

Simples, Após baixar o aplicativo, e fazer seu cadastro informe o número de Identificação Nacional. Então na tela inicial do App o usuário consegue acessar o número clicando no ícone do cartão. Depois de clicar na imagem do QR Code, o cartão vai girar e exibir a foto do usuário, o número do cartão e o QR Code de identificação, ou seja, você terá seu cartão SUS digital.

Preciso do Cartão SUS para tomar vacina contra a covid-19?

Não, para tomar a vacina contra a covid-19 basta apenas apresentar um documento de identificação com foto. Desse modo comprovar que você está dentro da faixa a ser vacinada no período determinado pelo Governo Federal. Entretanto o cartão SUS digital ou físico vai ser utilizado para manter um controle das pessoas que já estão vacinadas, sem ter a obrigatoriedade neste momento.

Leia também:

Cristã, 23 anos, Formada em ciências econômicas. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Artigos relacionados

Deixe um comentário