A identidade digital é um documento de identificação nacional, e nele contém as principais informações como data de nascimento, nome dos pais, CPF, além de uma foto 3×4. A digitalização dos produtos e serviços já é uma realidade no Brasil. O mesmo está acontecendo com o Governo Federal que desenvolveu aplicativo para centralizar todos os documentos principais dos cidadãos.
Índice de Conteúdo
Como Funciona a Identidade digital?
Em resumo a identidade digital funciona igual ao RG físico e pode ser apresentado como documento oficial quando solicitado. E cada usuário possui um QR code, que ao baixar o aplicativo você usa para autenticar o documento. Assim evitar fraudes no sistema. Entretanto o RG digital ainda não substitui todos os documentos pessoais, já que muitas instituições ainda exigem os documentos físicos.
Estados que já está disponível a identidade digital
- São Paulo
- Ceará
- Acre
- Distrito Federal
- Maranhão
- Goiás
- Paraná
- Mato grosso
- Rio Grande do Sul
Quem pode utilizar
Todos os cidadães que possuem o documento impresso pode realizar o cadastro na plataforma. Mas antes de baixar o aplicativo verifique se a sua identidade conta com o QR impresso. Porque como visto acima apenas em algumas regiões a identidade digital está disponível, mas em breve chegara a todas as regiões.
Em virtude de precisar do QR code, apenas os documentos emitidos a partir do ano de 2019 contam com esta opção. Se acaso seu RG foi emitido anterior a este ano é preciso solicitar uma nova via.
Como baixar a identidade digital?
Para baixar a identidade digital é muito simples. Primeiramente baixe o aplicativo RG Digital na loja de Apps do seu celular. Ele está disponível tanto para Android como para iOS. Logo após o download na tela inicial basta clicar na opção Adicionar RG e escanear o código QR impresso no verso do documento.
Votação
Nas eleições nacionais e municipais é possível votar apenas apresentando a carteira de identidade digital, assim como já é possível com o e-título. Sem precisar levar o documento na versão físico.
Isso também significa mais agilidade e uma possível solução para o extravio ou a perda desse documento, pois como é um documento que não se usa com tanta frequência é comum que seja perdido.
Leia também: