Como Aumentar o Score? Veja 7 dicas Simples.

Aumentar o Score é o objetivo de pessoas que tem o desejo de possuir um cartão de crédito, aumentar o limite de crédito ou mesmo fazer empréstimos e financiamentos. Contudo, o que deve ser feito para aumentar o score e assim conquistar seus objetivos financeiros? Nós do Ideal finanças preparamos 7 dicas simples que irão te ajudar a aumentar o score!

O que é Score

Em primeiro lugar que é o score? Score é o nome dado a uma pontuação registrada pela empresas de proteção ao crédito (SPC, Serasa). A partir do momento em que você passa a ter um CPF e contas no seu nome, pode ser monitorado por essas instituições.

Basicamente a finalidade das empresas de proteção ao crédito é analisar seu comportamento de compras. E com isso ajudar as empresas a determinar qual risco você oferece para elas ao te fornecerem um cartão de crédito, um empréstimo ou um financiamento. Ou seja, o score é uma forma de verificar se uma pessoa tem risco alto, médio ou baixo de deixar de fazer um pagamento.

Então quando você atrasa uma conta ou deixa de pagar sua pontuação cai, diminuindo seu score. Mas para aumentar o score é levado em consideração não apenas o fato de pagar as contas em dias, porém suas dívidas pagas, o que está em atraso, se você já esteve negativado. Solicitações de crédito e até mesmo sua relação com as empresas de crédito por exemplo, se você tentou renegociar a dívida e se quitou-a por completo.

7 dicas simples para aumentar o score

Infelizmente não existe formula mágica para aumentar o score. Sua pontuação não sobe de um dia para o outro, e uma análise de crédito não leva em consideração apenas o score. Para ser feita a análise são verificados seus documentos, o histórico junto à instituição financeira, a análise do score e se o que você solicita está dentro do seu perfil. Portanto siga a risca as dicas abaixo para conquistar uma pontuação maior.

1-Manter o nome limpo

O principal fator que te faz perder pontos é estar inadimplente ou melhor dizendo ficar com o nome sujo. Caso tenha alguma divida procure pagar ela o quanto antes, não apenas pagar as contas mas também pagar em dias.

No caso das empresas de cartão de crédito se você atrasa por alguns dias o pagamento da fatura automaticamente seu nome vai para o SPC como inadimplente. Se você tem dificuldades de pagar a fatura na data, recomendamos que altere a data de vencimento da sua fatura do cartão de crédito.

E se você já está negativado e deseja ter um cartão de crédito sugiro que leia este post aqui.

2-Atualize seus dados

Manter os seus dados atualizados no portal da Serasa vai te ajudar a aumentar o score, mesmo que você não ache necessário dar suas informações. Afinal as empresas podem ter acesso as suas informações através de cadastros cruzados, então é melhor que você mesmo forneça estas informações.

No site da Serasa é possível fazer a atualização gratuitamente, e você mesmo pode enviar seus documentos de endereço e telefone. Ao você fornecer suas informações você demonstra ser transparente com os órgãos de análise de crédito e também com todas as empresas.

3- Negocie suas dividas

Se você tem dividas no seu nome, não deveria ignorá-las uma vez que estar inadimplente te impede de conseguir crédito. E isso pode acabar te impedindo de realizar o sonho de financiar uma casa ou carro e até mesmo de conseguir limite no cartão de crédito.

No site da Serasa você consegue negociar suas dividas, logo que se cadastrar no site recebe ofertas para quitar as dividas com descontos de até 90%. Então não perca tempo e vá atrás de soluções para sanar seus problemas com as dividas.

4- Tenha contas em seu nome

Ter contas de telefone, internet, TV, streaming e outros no seu nome ajuda os órgãos de proteção ao crédito a ver seu perfil de pagamento. A partir do momento em que você tem contas em seu nome e todas elas são pagas corretamente sem atrasos seus pontos score aumenta.

Se acaso você tem mais de 18 anos e está em busca de começar uma vida financeira comece tendo essas contas simples em seu nome como o plano de celular. E faça de tudo para pagar em dias sem atraso, não se esqueça da data coloque um lembrete no celular para te ajudar se necessário.

5- Cartões de crédito

O excesso de cartões de crédito pode te prejudicar. Se você faz muitas solicitações para empresas de crédito isso diminui sua pontuação. Muitos cartões pode indicar descontrole financeiro ou até mesmo fraude, então para sua segurança as empresas tendem a negar pedidos excessivos.

Se você solicitou um cartão ou mais limite espere alguns meses para fazer uma nova solicitação e ao invés de solicitar vários cartões. Para ter um limite total alto o mais indicado é tentar conseguir limites mais altos em um único cartão, de preferencia o que você usa a mais tempo. E sempre lembre de pagar suas faturas em dias para aumentar ainda mais seu score.

6- Cuide do seu CPF

Seu CPF está vinculado a todas as suas compras e contas, dessa forma todas as vezes em que você solicita um novo cartão mesmo que seja de lojas de departamento, será feito uma analise de crédito ou seja uma consulta no seu CPF e consultas frequentes ao seu CPF tendem a diminuir a sua pontuação.

Para as instituições Serasa e SPC, alguém que é consultado com muita frequência e por muitas empresas é visto como uma pessoa que tem alto nível de possível inadimplência. Sendo assim seus pontos score vão diminuir, e para evitar este problema só peça empréstimos ou financiamento se for necessário.

Também evite fazer cartão de muitas lojas só para obter pequenos descontos, priorize comprar com o cartão de crédito que você já tem. Até mesmo porque muitos cartões também irá te prejudicar como vimos no tópico anterior. Cada empresa que consulta seu CPF na Serasa ou SPC fica registrada por 90 dias. Então, muitas consultas em um curto período de tempo vai diminuir seu score.

7- Relacionamento com seu banco

Nossa ultima dica para você aumentar seu score é ter um bom relacionamento com o banco que você trabalha. Se você mantém um bom relacionamento com a instituição seus pontos tendem a aumentar já que a empresa repassa ao Serasa que você é um bom pagador. Invista em conta corrente, cartão de crédito e produtos de no máximo 2 bancos diferentes. Mantenha um bom relacionamento pagando tudo em dia.

Como você já deve saber os bancos tem sua própria pontuação para analise de crédito, e se você sempre busca pela mesmo banco seus pontos tendem a ficar positivos. Como resultado do seu bom relacionamento com seu banco, ele não necessita fazer consultas frequentes ao SPC ou Serasa, e seu score junto a esses órgãos se mantém entre risco médio ou baixo.

Bônus: Pontuação do score ideal

Se sua pontuação se encontra entre 0 e 300 pontos você está entre os que é considerado de alto risco de inadimplência. Já os que possuem score entre 301 a 700 pontos pertencem ao grupo de médio risco. E os que estão entre 701 e 1000 pontos são vistos como pessoas que apresentam baixo risco de inadimplência.

Cristã, 23 anos, Formada em ciências econômicas. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Artigos relacionados

Deixe um comentário