Imposto de renda: como saber se preciso declarar?

O imposto de renda existe desde o ano 1922, e recebeu o apelido de leão. E apesar dos seus 99 anos ainda existe muitas pessoas que tem dúvidas se precisam declarar ou como declarar. E se você também faz parte destas pessoas que ainda não sabe como declarar seu imposto de renda, está no lugar Ideal.

Aqui neste artigo vamos responder as dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Como o que é imposto de renda, quais as exigências para declarar, o prazo para declaração. O valor da renda anual para declarar IR, como funciona e muito mais.

Então, acompanhe para tirar estas dúvidas.

O que é o Imposto de renda?

O imposto de renda é um imposto cobrado anualmente dos brasileiros. Ele incide diretamente sobre a renda ganha durante o período de 12 meses. Independente se você recebe salário fixo ou possui mais de uma fonte de renda. Por esta razão é conhecido por ser uma taxa sobre riqueza que acaba dividindo opiniões.

Os responsáveis por cobrar o Imposto de renda é a Receita Federal órgão ligado ao Ministério da Economia. Que também são responsáveis por fiscalizar se os pagamentos estão de acordo com as regras exigidas. Bem como pela penalização do não pagamento deste imposto.

E como funciona?

Todos os anos, normalmente até o fim de Abril os cidadãos tem que apresentar a Receita Federal seus bens e informar os ganhos e despesas do ano anterior. E de acordo com sua declaração dos últimos 12 meses é cobrado uma taxa que deve ser paga ao Governo. Esta alíquota é calculada de forma automática pelo programa de computador da Receita Federal.

Mas é importante lembrar que nem todas as suas receitas serão tributadas. E há diversas deduções de despesas, além dos casos de imposto retido na fonte.

Como saber se preciso declarar Imposto de renda?

Conforme as definições do Imposto de renda nem todos precisam declarar o IR. Apenas aqueles que se encaixam nos seguintes critérios:

Imposto de renda: como saber se preciso declarar? - ir condicoes

Para mais detalhes acesse o site da Receita Federal.

Como saber o valor Imposto de renda ?

A fim de saber o valor que você precisa pagar para a Receita Federal eles disponibilizam uma tabela. Nesta tabela contém as alíquotas para cada faixa de renda. Desse modo você consegue avaliar em qual delas você se encaixa e assim saber o valor que deve pagar.

Apesar de ter o ultimo reajuste feito em 2015 a tabela ainda está vigente, não tendo alterações nos últimos anos.

Imposto de renda: como saber se preciso declarar? - base de calculo r aliquota parcela a deduzir do irpf r ate 1. 90398 – – de 1. 90399 ate 2. 82665 75 14280 de 2. 82666 ate 3. 75105 15 35480 de 3. 75106 ate 4. 66468 225 63613 acima de 4. 66468 275 869

IR simplificado e IR completo qual a diferença?

Ao fazer sua declaração do Imposto de Renda o que escolher o simplificado ou o completo? para isso você precisa saber que a resposta depende da quantidade de deduções. Por este motivo aconselhamos que escolha apenas no final entre as duas opções.

O modelo simplificado aplica um desconto padrão de 20% sobre a base de calculo. Este desconto está disponível para todos os contribuintes. Mas ele fica limitado ao teto de R$16.754,34. Então se ao final a soma de todas as deduções for superior a este teto a melhor opção é optar pelo modelo de IR completo. Assim o valor a ser pago será menor.

Leia também:

O que acontece se eu não declarar o Imposto de Renda?

Mas se você se enquadra nos requisitos para declarar, e não declara dentro do prazo está sujeito a pagar multa por atraso. Ou então ser processado e investigado pelo crime de sonegação fiscal.

E além disso, enquanto você não solucionar a pendência pode ficar impedido de prestar concurso público. Pegar empréstimo, abrir conta em banco, tirar ou renovar passaporte além de outros serviços.

Leia também: Parcelar compras, hábito que pode destruir sua vida financeira

Cristã, 23 anos, Formada em ciências econômicas. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Artigos relacionados

Deixe um comentário