As melhores pagadoras de dividendos dos últimos meses chegou a pagar a porcentagem de 19,9%. Esses dados são levantados pela Economatica tendo como base o indicador Dividend Yield Total (DYT). Este indicador mede a rentabilidade relativa aos proventos Dividendos + JCP.
Qualquer investidor ama receber bons proventos, seja eles em forma de dividendos ou então juros sobre capital (JCP). Luiz Barsi Filho criou uma carteira toda voltada para a renda passiva e assim se tornou o maior investidor pessoa física da Bolsa. E desse modo cumulou um patrimônio de bilhões ao longo de sua vida.
Índice de Conteúdo
Dividend Yield na prática
Entretanto se você começou agora no mundo dos investimentos e ainda não entendeu o Dividend Yel e como ele gera melhores pagadoras de dividendos. Em resumo, uma boa maneira de assimilar o DYT é compará-lo com outra referência, como o CDI. Que esta bem próxima a de juros Selic, e em maio de 2021 o CDI acumulado foi de 2,17%, por exemplo.
Ou seja, a empresa a empresa que mais pagou dividendos Unipar com um DYT de 19,9%, pagou aproximadamente 900% do CDI em proventos no mesmo período. Mas além de um bom DYT a empresa também precisa ter fundamentos duráveis para justificar seu aporte. Ágora Investimentos na sua carteira recomendada para o mês de julho trás no ranking Taesa (TAEE11).
E a empresa usa como argumento pelo fato da Taesa ser uma empresa de transmissão de energia e tem receita pré-estabelecida é uma ótima opção para carteiras com foco em dividendos. O segmento de transmissão de energia elétrica incrivelmente não depende da demanda por energia. E desse modo seus ajustes são por inflação, e a empresa Taesa não possui divida atrelada ao dólar.
Tudo isso faz com que a empresa esteja entre as melhores pagadoras de dividendos. Juntamente com a Vale (VALE3). A mineradora deve se beneficiar no curto e médio prazos do aumento na produção de minério de ferro. O minério permanece surpreendendo de forma positiva, e as estimativas de preço para os próximos 3 anos é de US$ 150 a US$ 170 dólares diz a Ágora Investimentos.
Ranking melhores pagadoras de dividendos 2021
Por fim, vamos ao ranking das melhores pagadoras de dividendos 2021. Separamos 2 ranking um com as 10 melhores e outro com mais 13 empresas que tem ganhado o coração dos investidores amantes de proventos. Nesta lista tem empresas de vários setores, entretanto o grande destaque acha-se com o setor de energia elétrica. De maneira surpreendente o segmento aparece 9 vezes no ranking.
- Em primeiro lugar: Unipar (UNIP6) – 19,98%
- Segundo lugar: Taesa (TAEE11) – 18,94%
- Terceiro lugar: Inds Romi (ROMI3) – 17,48%
- Em quarto lugar: Copel (CPLE6) – 15,99%
- Quinto lugar: Copsa (CSMG3) – 15,42%
- No sexto lugar temos: Tran Paulist (TRPL4) – 15,35%
- Sétimo lugar: Copel (CPLE3) – 14,69%
- Oitavo lugar: Unipar (UNIP3) – 14,57%
- No nono lugar: Eletrobras (ELET6) – 14,03%
- Décimo lugar: Cyrela Realt (CYRE3) – 13,25%
Em seguida vamos conferir mais 13 empresas que não ficam muito atrás. Elas também tem as maiores porcentagens e por isso está no nosso ranking das melhores pagadoras de dividendos de 2021.
- Eletrobras (ELET3) – 13,23%
- Dexxos Par (DEXP3) – 13,19%
- Cemig (CMIG4) – 11,95%
- Petrobras BR (BRDT3) – 11,73%
- CPFL Energia (CPFE3) – 11,02%
- Portobello (PTBL3) – 10,26%
- Direcional (DIRR3) – 10,1%
- Cesp (CESP6) – 9,2%
- Grendene (GRND3) – 8,51%
- Qualicorp (QUAL3) – 8,3%
- Minerva (BEEF3) – 8,06%
- SLC Agricola (SLCE3) – 7,06%
- Even (EVEN3) – 6,95%
Conclusão e recomendações
Para encerrar, caso você deseja montar sua carteira baseada em dividendos recomendamos que diversifique entre as empresas. Não coloque todas as suas ações em uma única empresa apenas porque paga a maior porcentagem, isso pode ser muito perigoso.
O Ideal é diversificar entre pelo menos 5 empresas, mas se seu investimento é em um valor mais baixo pode diminuir este número para 3. Então, relembrando nosso top 3 das melhores pagadoras de dividendos temos Unipar, Taesa, Inds Romi.
Leia também: