Entre os 10 homens mais ricos do mundo tem alguns nomes que com toda certeza você já ouviu falar. Em 2021, foi registrado o total de 2.755 bilionários na Terra, a fortuna de todos somam um patrimônio líquido estimado em US $ 13,1 trilhões. Desse montante, os 10 homens mais ricos do mundo possuem US $ 1,153 bilhão, ou cerca de 8,8%, o que é impressionante já que representam cerca de 0,36% dos bilionários.
Mas vamos a lista, abaixo estão os 10 indivíduos atualmente considerados os mais ricos no momento de acordo com a lista de bilionários do mundo da Forbes.
Índice de Conteúdo
1. O bilionário Elon Musk
- Idade: 50
- Residência: Austin, Texas
- Cofundador e CEO: Tesla (TSLA)
- Patrimônio líquido: $ 151 bilhões
- Participação da Tesla: 20% ($ 174 bilhões)
- Outros ativos: tecnologias de exploração espacial ($ 40,3 bilhões de ativos privados)
Elon Musk trancou sua matricula na Universidade de Stanford, para lançar o Zip2, um dos primeiros serviços de navegação online. E uma parte das receitas desse projeto foi então reinvestido para criar o X.com. Um sistema de pagamento online que mais tarde se tornou o PayPal.
Embora ambos os sistemas tenham sido vendidos a outras empresas, Musk manteve seu status de CEO e designer-chefe de seu terceiro projeto. Tecnologias de Exploração Espacial (SpaceX), que visa tornar a exploração espacial mais acessível. Já em 2004, Musk se tornou um grande financiador da Tesla Motors (agora Tesla). Isso o levou a ser declarado cofundador e mais tarde CEO da empresa de veículos elétricos.
Além da linha de automóveis elétricos, a Tesla também produz dispositivos de armazenamento de energia, acessórios automotivos. E conforme a compra da SolarCity em 2016, sistemas de energia solar. É inegável que Musk não poderia estar em outra posição nesta lista com os 10 homens mais ricos do mundo.
Ainda em 2016, Musk fundou mais duas empresas. Neuralink e The Boring Company. A Neuralink está desenvolvendo dispositivos de interface cérebro-máquina ao propósito de ajudar indivíduos que sofrem de paralisia. E por fim permitir que os usuários interajam mentalmente com seus computadores e dispositivos móveis.
Durante o ano de 2020, o preço das ações da Tesla experimentou um aumento astronômico. Subindo 705%. Assim ingressou no S&P 500 naquele mesmo mês.
A Boring Company, por sua vez, desenvolve broqueadoras com a finalidade de perfurar túneis para sistemas de transporte público subterrâneo. o que aliviaria o congestionamento do transito nas grandes cidades.
2. Jeff Bezos
- Idade: 57
- Residência: Seattle
- Fundador e Presidente Executivo: Amazon (AMZN)
- Patrimônio líquido: $ 177 bilhões 1
- Participação da Amazon: 11% ($ 173 bilhões)
- Outros ativos: Blue Origin ($ 9,15 bilhões de ativos privados), The Washington Post ($ 250 milhões de ativos privados) e $ 13,5 bilhões em dinheiro.
Em 1994, Jeff Bezos fundou a Amazon.com em uma garagem em Seattle. Embora a Amazon tenha começado apenas vendendo livros, hoje se transformou em a maior varejista online do mundo. A empresa tem uma diversificação constante de produtos. Além de suas expansões inesperadas como a compra da Whole Foods. Além disso temos o lançamento de seus próprios medicamentos em 2017.
Em 2020, o preço das ações da Amazon disparou com o aumento da demanda por compras online. Ás medidas de isolamento contra a Covid potencializaram as compras online já que os bloqueios forçavam os consumidores a ficarem em casa. Então em 5 de julho de 2021, Bezos deixou o cargo de CEO da gigante do comércio eletrônico e foi transferido para sua nova função, como presidente executivo.
3. Bernard Arnault
- Idade: 72
- Residência: Paris
- CEO e Presidente: LVMH (LVMUY)
- Patrimônio líquido: $ 150 bilhões 1
- Participação da Christian Dior: 97,5% (US $ 160,3 bilhões no total)
- Outros ativos: patrimônio da Moelis & Company ($ 23,3 bilhões de ativos públicos), patrimônio da Hermès ($ 2,23 bilhões de ativos públicos), patrimônio do Carrefour ($ 900 milhões de ativos públicos) e $ 9,48 bilhões em dinheiro.
Em terceiro lugar da nossa lista os 10 homens mais ricos do mundo temos o bilionário francês Bernard Arnault. Ele antes de tudo é presidente e CEO da LVMH, a maior empresa de produtos de luxo do mundo. Esta empresa possui algumas das maiores marcas do planeta, incluindo Louis Vuitton, Hennessey, Marc Jacobs, Sephora e muitos mais. A maior parte de sua riqueza, no entanto, vem de sua enorme participação na Christian Dior SE, a holding controla 41,25% da LVMH.
Engenheiro por formação, os negócios de Arnault tornaram-se aparentes enquanto trabalhava para a firma de construção de seu pai, a Ferret-Savinel, da qual ele assumiria o controle em 1971. Mais tarde, ele converteu a Ferret-Savinel em uma imobiliária.
Arnault então comandou a imobiliária por mais seis anos, até que ele adquiriu a fabricante de produtos de luxo Financière Agache em 1984. Vendendo eventualmente todas as suas participações, exceto Christian Dior e Le Bon Marché. Em 1987 ele foi convidado a investir na LVMH e se tornou o acionista majoritário, presidente do conselho e CEO da empresa dois anos depois.
4. O bilionário Bill Gates
- Idade: 65
- Residência: Medina, Washington
- Cofundador: Microsoft Corp. (MSFT) 34
- Patrimônio líquido: $ 124 bilhões 1
- Participação da Microsoft : 1,3% (US $ 31,2 bilhões)
Enquanto frequentava a Universidade de Harvard em 1975, Bill Gates foi trabalhar ao lado de seu amigo de infância Paul Allen para desenvolver um novo software para microcomputadores originais. Após o sucesso deste projeto, Gates largou Harvard no primeiro ano e fundou a Microsoft com Allen.
Além disso a maior empresa de software do mundo, a Microsoft também produz sua própria linha de computadores pessoais. Publica livros pela Microsoft Press, fornece serviços de e-mail por meio de seu servidor e vende sistemas de videogame e dispositivos periféricos associados.
Em 2000, as duas organizações filantrópicas de Gates foram fundidas, assim criando a Bill & Melinda Gates Foundation, da qual ele e sua ex-esposa, Melinda Gates, são copresidentes. Por meio da fundação, ele gastou bilhões para combater a poliomielite e a malária. Além disso, ele prometeu US $ 50 milhões em 2014 para ajudar a combater o Ebola. Até 2021, a fundação gastou mais de US $ 1,8 bilhão para combater a pandemia COVID-19.
Posteriormente em 2010, ao lado de Warren Buffett, Bill Gates lançou o Giving Pledge, uma campanha encorajando indivíduos ricos a se comprometerem a doar a maior parte de sua riqueza para causas filantrópicas.
5. Mark Zuckerberg
- Idade: 37
- Residência: Palo Alto, Calif.
- Cofundador, CEO e Presidente: Meta (FB)
- Patrimônio líquido: $ 97 bilhões
- Participação no Facebook: 13% ($ 115 bilhões)
- Outros ativos: $ 3,4 bilhões em dinheiro.
Mark Zuckerberg desenvolveu o Facebook pela primeira vez com seus colegas Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes enquanto estudavam na Universidade de Harvard em 2004. Então quando o Facebook começou a ser usado em outras universidades, Zuckerberg saiu de Harvard para se concentrar inteiramente em seu negócio em crescimento. Hoje, Zuckerberg é o CEO e presidente da Meta, que tinha mais de 2,8 bilhões de usuários ativos mensais no primeiro trimestre de 2021.
De fato o Facebook é o maior serviço de rede social do mundo, permitindo que seus usuários criem um perfil pessoal, conectem-se com amigos e familiares, participem ou criem grupos e muito mais. Como o uso do site é gratuito, a maior parte da receita da empresa é gerada por meio de publicidade.
Além disso a Meta tem várias outras marcas, incluindo o aplicativo Instagram, o WhatsApp e o fabricante de oculos de realidade virtual Oculus. Assim como Workplace, plataforma de conectividade corporativa.
6. Warren Buffett
- Idade: 91
- Residência: Omaha, Nebraska
- CEO: Berkshire Hathaway (BRK.A)
- Patrimônio líquido: $ 96 bilhões 1
- Participação da Berkshire Hathaway: 38,001% (US $ 105 bilhões)
- Outros ativos: $ 1,13 bilhão em dinheiro
Entre os 10 homens mais ricos do mundo temos o mais famoso investidor de valor vivo, Warren Buffett. Apresentou sua primeira declaração de imposto de renda enquanto ainda tinha 14 anos, declarando seus ganhos com a entrega de jornais. Suas primeiras ações foram de uma empresa têxtil chamada Berkshire Hathaway (1962), tornando-se o acionista majoritário em 1965.
Ele expandiu a empresa para atuar com seguros e outros investimentos em 1967. Desse modo, a Berkshire Hathaway se tornou uma empresa de meio trilhão de dólares. Uma única ação chegou a ser negociada a mais de US $ 410.000 em 2021.
Buffett fez a maior parte de sua fortuna comprando ações de empresas já consolidadas. Enquanto muitos investidores vêm se acumulando em empresas de tecnologia, Buffett optou por uma abordagem mais cautelosa. Ele também é um cético famoso quanto ao Bitcoin. Além disso, Buffett também comprou definitivamente uma longa lista de empresas ao longo dos anos, incluindo Dairy Queen, Duracell, GEICO e Kraft Heinz.
7. Larry Ellison
- Idade: 77
- Residência: Lanai, Havaí
- Cofundador, CTO e Presidente: Oracle (ORCL)
- Patrimônio líquido: $ 93 bilhões
- Participação da Oracle: 35,4% (US $ 80,9 bilhões)
- Outros ativos: patrimônio da Tesla ($ 15,4 bilhões de ativos públicos) e $ 17,2 bilhões em dinheiro.
Logo depois de abandonar a Universidade de Chicago, Larry Ellison mudou-se para a Califórnia e trabalhou como programador de computadores. Apenas em 1977, Ellison fundou o Software Development Laboratories (SDL) junto com Oates e Miner. Mas dois anos depois, lançou o Oracle, o primeiro programa comercial de banco de dados relacional a utilizar Structured Query Language. Só que o programa foi tão popular que SDL mudaria seu nome para Oracle Systems Corporation em 1982.
A Oracle está em segundo lugar como maior empresa de software do mundo e oferece uma ampla variedade de programas de computação em nuvem. Bem como de outros softwares, como Java e Linux, e a plataforma Oracle Exadata. Aliás o negócio também cresceu por meio da aquisição de várias empresas importantes, incluindo o provedor de sistemas de gestão de recursos humanos PeopleSoft dentre outros.
O bilionário Ellison gastou milhões em imóveis de luxo na última década, principalmente na Califórnia. Provavelmente sua despesa mais impressionante quando ele comprou quase que toda a ilha havaiana de Lanai por US $ 300 milhões. Ele também doou milhões de dólares para causas beneficentes ao longo dos anos, principalmente para pesquisas médicas.
8. Larry Page
- Idade: 48
- Residência: Palo Alto, California
- Cofundador e membro do conselho: Alphabet ( GOOG )
- Patrimônio líquido: $ 91,5 bilhões
- Participação da Alphabet Ownership: 6% ($ 110,1 bilhões no total)
- Outros ativos: $ 14,2 bilhões em dinheiro.
De acordo com vários bilionários de tecnologia nesta lista, a fama de Larry Page começou em um dormitório de faculdade. Enquanto frequentava a Stanford University, Page e seu amigo Sergey Brin tiveram a ideia de melhorar os recursos de extração de dados durante o acesso à Internet.
A dupla desenvolveu um novo tipo de mecanismo de pesquisa que eles apelidaram de “Backrub”, em homenagem à sua capacidade de analisar “links de apoio”. Então a partir daí, Page e Brin fundaram o Google em 1998. E foi assim que ambos entraram para a lista os 10 homens mais ricos do mundo.
Certamente o Google é um dos maiores motores de busca da Internet do planeta, respondendo por mais de 70% das solicitações globais de busca online. Em 2006, a empresa Google expandiu com a compra do YouTube. Então, em 2008 veio o lançamento do primeiro telefone móvel utilizando o sistema operacional Android, que foi originalmente desenvolvido pela Android Inc. antes do Google adquirir a empresa em 2005.
9. Sergey Brin
- Idade: 48
- Residência: Los Altos, California
- Cofundador e membro do conselho: Alphabet ( GOOG )
- Patrimônio líquido: $ 89 bilhões
- Participação da Alphabet Ownership: 5% ($ 105,5 bilhões no total)
- Outros ativos: $ 14,3 bilhões em dinheiro
Certamente o que torna a Google única, em comparação com as outras empresas apresentadas nesta lista, é que seus cofundadores são relativamente próximos em termos de riqueza total. O envolvimento de Sergey Brin no Google segue um caminho semelhante ao de Page. Depois que a dupla fundou a empresa em 1998, Brin atuou como copresidente ao lado de Page até que Eric Schmidt assumiu o cargo de CEO em 2001.
Da mesma forma, depois de fundar a Alphabet em 2015, Brin atuou como presidente da holding antes de deixar o cargo em 2019, quando Sundar Pichai assumiu como CEO. Brin passou grande parte de 2019 se concentrando no X, o laboratório de pesquisa lunar da Alphabet. A então responsável por tecnologias inovadoras como os carros autônomos Waymo e os óculos inteligentes Google Glass. Ele também doou milhões de dólares para pesquisar a cura do mal de Parkinson.
10. O bilionário Mukesh Ambani
- Idade: 64
- Residência: Mumbai, Índia
- Presidente e Diretor Executivo: Reliance Industries
- Patrimônio líquido: $ 84,5 bilhões
- Participação da Reliance Industries: 42% ($ 99,03 bilhões no total)
- Outros ativos: propriedade residencial em Mumbai ($ 410 milhões de ativos privados) e $ 975 milhões em dinheiro.
A Reliance Industries foi originalmente fundada como um pequeno fabricante têxtil por Dhirubhai Ambani em 1966 pai de Mukesh. Em 1979 Mukesh, mudou-se para para estudar. Mas, um ano depois, voltou para casa a mando de seu pai para supervisionar a construção de uma nova fábrica de poliéster. Durante o processo ele ingressou no conselho da Reliance Industries.
Logo após a década de 1990, ele liderou os esforços da empresa para criar e também adquirir várias plantas petroquímicas e refinarias de petróleo.
Após a morte de seu pai a falta de testamento resultou em uma rixa entre Mukesh e seu irmão Anil sobre como o império de seu pai seria distribuído. Três anos depois, como resultado de um acordo intermediado por sua mãe, os irmãos concordaram em dividir os negócios, com Mukesh mantendo o controle sobre as operações de refino, petroquímica, petróleo e gás e têxteis.
Entretanto em 2013, Mukesh e Anil fizeram o anúncio de um acordo de US $ 220 milhões para compartilhar uma rede de fibra óptica entre suas duas empresas. A Reliance Industries estabeleceu várias subsidiárias de grande sucesso sob a liderança de Mukesh, incluindo Reliance Retail e a empresa de telecomunicações Jio.