Quer saber como cancelar um Pix? Veja se é realmente possível

Se você faz parte das pessoas que já enviaram pix por engano, então venha tirar suas dúvidas sobre o cancelamento do Pix neste artigo.

O Pix veio para facilitar nossas vidas, e saber como cancelar um Pix é extremamente necessário nessa era de envios e pagamentos instantâneos através dessa ferramenta criada pelo BC . Em poucos minutos é possível realizar transferências para outras contas, sem muito esforço ou burocracias.

São milhões de brasileiros cadastrados e mais de 1,0 bilhão de transações efetuadas, e obviamente, muitos erros são cometidos na hora de fazer o envio de dinheiro pelo Pix. E se Você faz parte dessa porcentagem de pessoas que já errou na hora de enviar dinheiro para outra conta, e quer saber como cancelar um Pix, vem comigo que vou te mostrar se é realmente possível.

Leia também: 3 sites diferentes para ganhar dinheiro respondendo pesquisas.

Então como cancelar um Pix?

Infelizmente, ainda não tem essa possibilidade de cancelar um Pix devido a operação ser instantânea – mesmo que não seja processado o envio na mesma hora. Por isso, é importante conferir todas as informações antes de dar continuidade a transação.

Como cancelar um pix

Em média demora em torno de 10 segundos para que o Pix seja encaminhado ao destinatário. É por isso que é possivel apenas mudar o valor, ou fazer o cancelamento, somente antes de confirmar o pagamento.

O Banco Central afirmou que se existisse a opção de como cancelar um Pix, acabaria resultando na incerteza do pagamento ser realmente definitivo, e portanto, as pessoas desacreditariam na eficácia do dispositivo.

É possível obter reembolso do valor depois de fazer o envio?

Dentro do App do Banco não é possível reverter o procedimento, ou seja, não tem como voltar atrás e pedir que o dinheiro seja estornado. Então, caso tenha enviado por engano, como cancelar um Pix? é necessário ,primeiramente, negociar com a pessoa que o recebeu.

É crucial fazer a identificação do destinatário para depois pedir que seja feita a devolução. Muitas vezes não há a necessidade de incluir a justiça ou a instituição financeira. Lógico que isso vai depender bastante do recebedor, se ele terá a disposição de devolver espontaneamente o dinheiro.

Como recuperar o dinheiro depois de ter pago uma compra com o Pix?

Nesse contexto, para obter o reembolso é necessário contatar a loja para ter o valor estornado. Em alguns casos o dinheiro não será necessariamente devolvido via Pix. O consumidor tem o direito de desistir da compra no prazo de 7 dias, ao receber integralmente o valor, não precisa dar explicações sobre a desistência. Depois do vencimento do período, a loja é que se responsabilizará pela devolução.

Como cancelar um Pix se ele não chegou até o recebedor?

O Banco central aconselha que nesses casos o remetente (quem faz o envio do Pix) tire o Print e guarde o comprovante da transação. Caso o valor já tenha sido debitado, porém não tenha chegado ao destino final, é necessário que o consumidor envie o extrato do comprovante para que o recebedor questione a instituição para a qual foi realizado o envio do Pix.

Caso ao realizar o débito, tenha dado algum erro na hora de enviar, é preciso fazer novamente, chegando a Chave Pix da pessoa que vai recebe-lo para ter certeza se realmente está correta.

Posso devolver um Pix?

O (MED) mecanismo de devolução do BC , contém regras e procedimentos que as organizações financeiras precisam seguir para executar antes de devolver o dinheiro. Ou seja, um meio no qual permite ao participante que recebe debitar dinheiro através do sistema sem pedir a autorização toda vez que for fazer uma devolução.

No entanto, esse mecanismo é para ser utilizado em situações específicas como Fraudes e falhas operacionais. Os usuários que por acaso fizeram Pix por causa de uma desatenção ou engano, não se encaixam no tipo de formato de devolução citado.

No caso de ocorrência de fraude, é só ir até a zona Pix, e haverá um link que dá direto ao local utilizado para fazer os registros das reclamações. Lembrando que as solicitações feitas ao MED só podem ser feitas por Pix. E é preciso fazer contato com o Banco para explicar a situação dentro do prazo de 80 dias.

Cristã, 23 anos, Formada em ciências econômicas. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Você também pode Querer

Deixe um comentário