Auxílio Educação: Quanto paga por ano? como se inscrever?

Um beneficio do Governo permite que famílias recebam até R$943 reais para custear materiais escolares dos alunos bolsistas ou da rede Pública de ensino.

O Auxílio educação é concedido para as famílias que encontram dificuldades em custear as despesas escolares dos filhos menores de 18 anos. Este auxílio do governo é apenas para atender crianças que estudam em escolas públicas, assemelhadas e/ou alunos que possuem bolsa e também portadores de necessidades especiais.

Se você é estudante ou possui filhos ainda no ensino fundamental ou médio pode desfrutar deste beneficio. Ele é concedido anualmente para a compra de materiais escolares, solicitados pela diretoria de cada escola. E em caso de alunos acima da média o valor pode ser concedido em dobro como forma de incentivo.

Então se você quer entender melhor como conseguir este beneficio do governo, leia atentamente cada tópico deste artigo.

Como que funciona ?

O auxílio educação é dado desde que a família em questão prove dificuldades em custear os materiais escolares. Ao fazer a inscrição os responsáveis deve apresentar os extratos bancários e demais documentos que atestam a dificuldade da família em comprar materiais escolares, uniforme e demais itens necessários para dar continuidade ao ano letivo.

O valor do beneficio é pago anualmente, mas para receber no ano seguinte é contato a partir da data do ultimo pagamento. Ou seja é necessário ter completados 360 dias para ser contemplado novamente. E para aqueles alunos excepcionais que obtém notas acima da média o valor recebido pode ser o dobro do valor pago normalmente.

Os alunos devem estar matriculados em escola pública, ou alunos que possuem bolsa de estudos. Além do mais alunos com necessidades especiais também tem o direito ao Auxílio educação. Desde que estejam matriculados e cursando ensino fundamental ou médio.

Qual o valor do Auxilio Educação do Governo 2022?

Auxilio-educação
Auxílio educação: quanto paga por ano? Como se inscrever?

Atualmente o Auxilio Educação é no valor de R$943,00 (novecentos e quarenta e três) reais. E em caso de alunos acima da média pode ser pago em dobro. Lembrando que é um valor anual e deve ser usado exclusivamente para custear materiais escolares.

Os pais ou responsáveis recebe da diretoria da escola a lista de materiais necessários para o aluno concluir o ano letivo. Dessa forma o valor recebido deve ser gasto para comprar o que está descrito na lista. Para receber no ano seguinte deve-se novamente comprovar a necessidade do beneficio, e o próximo pagamento só é dado após um ano da data do pagamento anterior.

Como fazer a inscrição?

As inscrições são feitas através do site de educação de cada Estado. Ao acessar o site vá até a opção de benefícios e em seguida escolha por Auxílio Educação. Forneça todos os dados solicitados, em seguida a secretaria solicitará a entrega dos demais dados presencialmente.

Os documentos necessários são:

  • Cópia da certidão de nascimento do aluno
  • Declaração de matrícula e frequência escolar
  • A lista de materiais escolares solicitados pela instituição de ensino
  • Orçamento da lista de materiais ou nota fiscal dos materiais já comprados
  • Cópias dos documentos bancários para depósito do valor
  • Apresentar cópia completa de declaração de bens e renda do ultimo ano base, tanto do requerente como dos demais membros da família.
  • Comprovante dos rendimentos profissionais dos membros que compõe a renda familiar
  • Cópia de comprovante de recebimento do INSS caso receba algum tipo de beneficio como: aposentadoria, auxílio doença, pensão entre outros.
  • apresentar cópia dos documentos de despesas com aluguel, luz, água, financiamentos, telefone, plano de saúde, gás, telefone cartão de crédito e demais despesas.
  • E também pesquisa do sistema CCS Bacem, e extrato bancário dos últimos 90 dias de todas as contas no nome do requerente.

Basta apresentar as cópias dos documentos não sendo necessário apresentar a original. Outra coisa importante é informar que a família deve estar cadastrada no Cad Único.

Auxílio Educação serve para alunos da graduação?

Não, o Auxilio educação é apenas para alunos do ensino fundamental e médio que estejam matriculados em escolas públicas. Ou então cursam escolas particulares, mas com bolsa de estudos.

Para os alunos de graduação que estão na faculdade existem outros tipos de programas em que o Governo Federal contribui. Como é o caso do programa ID Jovem que dá ao estudante de 15 a 30 anos o direito de viajar gratuitamente, ou entrar em shows, cinemas e teatros pagando um valor abaixo.

Cristã, 23 anos, Formada em ciências econômicas. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Artigos relacionados

Deixe um comentário