ID jovem: viagens grátis para todo Brasil

O ID Jovem é um programa social do Governo Federal destinado a jovens e estudantes de famílias de baixa renda. Com este programa estes jovens tem direito a meia-entrada em eventos culturais, shows, eventos esportivos, cinemas, teatros e muito mais. E além disso tem o beneficio de viajar gratuitamente para qualquer estado dentro do território brasileiro.

O que é ID Jovem?

ID Jovem é uma abreviação de Identidade Jovem. Este é um documento digital que garante acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos esportivos e artístico-culturais. Além disso o jovem tem direito a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte interestadual. De acordo com o Decreto nº 8.537 . de 5 de outubro de 20015.

Por meio deste programa social milhões de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos tem maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude. Este documento, após sua emissão tem uma validade de 180 dias e após esta data pode ser renovado.

Beneficios

  • Meia-entrada: Com o ID jovem o cidadão tem o direito a meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos.
  • Transporte: Com o programa é garantidos 2 vagas grátis em cada veículo de transporte interestadual.

Como fazer o cadastro ID Jovem?

Em resumo existe duas formas de fazer seu cadastro no programa. Em primeiro lugar é possível através do site oficial e em segundo lugar baixando o aplicativo ID Jovem 2.0. Mas antes veja os requisitos para ter direito a sua carteirinha de forma gratuita.

  • Ter idade entre 15 a 29 anos
  • Inscrição no CadÚnico atualizada.
  • Número da Identificação Social (NIS).

Se você não tem inscrição no CadÚnico, faça sua inscrição no CRAS de sua cidade ou prefeitura. Mas é importante dizer que este beneficio é destinado para famílias de baixa renda. Ou seja, a renda familiar não pode ultrapassar o valor de 2 salários mínimos.

E por fim veja abaixo o passo a passo para se cadastrar de ambas as formas.

Cadastro pelo site

Acesse o site oficial do programa e na pagina inicial clique em “Emitir ID Jovem” no menu superior. Veja o exemplo na foto.

Id jovem: viagens grátis para todo brasil - id jovem passagem
Fonte: Identidade Jovem

Em seguida, informe os dados exigidos na tela: Nome completo, nome da mãe, data de nascimento e o número do NIS. Após clique em “gerar ID Jovem” e pronto você já pode usar sua carteirinha e viajar de graça para outros estados. Ou então pagar meia-entrada em eventos, cinemas, shows e muito mais.

Id jovem: viagens grátis para todo brasil - rec id jovem
Fonte: ID Jovem

Cadastro pelo Aplicativo ID Jovem 2.0

Em segundo lugar temos a opção de se cadastrar com o aplicativo, ele também é muito simples e você conclui em minutos. O App está disponível para Android e iOS. Basta ir até a loja de Apps do seu celular e baixar. Assim que baixar informe seus dados e clique em “gerar ID” e pronto.

Id jovem: viagens grátis para todo brasil - design sem nome 3
Fonte: Web

Após realizar sua inscrição, escolha a opção “gerar carteira” a carteira é em formato de QR Code. Para usa-lo é só apresentar seu código no momento de comprar seu ingresso ou passagem.

Como usar o ID Jovem em viagem gratuita?

Para viajar de graça com a sua carteira ID Jovem ou ter 50% de descontos no bilhete é bem fácil. E é um direito de todo jovem, inclusive é amparado por lei. É importante dizer que apenas o titular pode solicitar uma passagem entre estados do país. Para isso é preciso solicitar nos pontos de venda com antecedência mínima de 3 horas.

Nesta ocasião também pode ser solicitado a passagem de retorno da viagem. Caso as 2 vagas gratuitas já estiverem ocupadas, pode se obter o desconto de 50% do valor. E então no momento de solicitar sua viagem diga que participa do programa ID Jovem e apresente sua carteira digital.

Caso a companhia de transporte não reconheça o programa pode ser feita uma denuncia diretamente no aplicativo.

Viu como é fácil viajar por todo país de forma gratuita? se você gostou do conteúdo compartilha com seus amigos. Ou se ficou alguma dúvida deixe nos comentários.

Leia também:

Como começar a investir do zero em 5 passos

Photo of author
publicado por
Marice Tolvai
Postado em:
Cristã, 23 anos, Formada em ciências economia. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Deixe um comentário