O calendário Pis 2023 foi liberado pela caixa econômica federal. E a boa noticia é que os pagamentos começarão neste mês de fevereiro. Então se você é um cidadão brasileiro que trabalha de carteira assinada já pode receber o seu Pis ou Pasep para funcionários públicos. Vamos conferir então as datas e as novas regras para o recebimento?
Índice de Conteúdo
Como funciona o Pis/Pasep?
O Pis é uma abono salarial que tem como objetivo ajudar trabalhadores de baixa renda. As empresas contribuem, por meio de impostos, este valor fica no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). E então é distribuído para o pagamento do Pis/Pasep, FGTS, o seguro desemprego e o abono salarial.
Para receber o valor do Pis o trabalhador precisa estar cadastrado no programa no primeiro emprego que teve de carteira assinada. O cadastro é feito pela empresa ao assinar a carteira do servidor, e é feita apenas uma vez. O pagamento é de responsabilidade do banco Caixa econômica Federal, mas você tem que atender a algumas condições para receber ao Pis.
Diferença entre Pis e Pasep
Algumas pessoas tem duvidas sobre a diferença entre estas duas siglas. Mas é simples de diferencia-las, o Pasep na verdade tem a mesma função que o Pis, com a diferença que ele é voltado para os servidor público. Ou seja, aqui não é as empresas privadas que contribuem, mas os órgãos públicos. Tanto que o pagamento é feito no mesmo molde do Pis, porém, é feito através do Banco do Brasil.
Quem pode receber?
Em resumo os profissionais de empresas públicas e privadas que tem carteira assinada estão incluídos no calendário Pis 2023. Desde que eles cumpram os seguintes requisitos:
- Estar inscrito no Programa Pis/Pasep no mínimo há 5 anos
- Em segundo lugar precisa trabalhar pelo menos 30 dias no ano base.
- O salario recebido deve ser inferior a dois salários mínimos, equivalente a R$2.420,88.
- A empresa responsável pelo cadastro ter informado os dados corretamente.
Além disso, no calendário Pis 2023 estão incluídos:
- Os aposentados
- Idosos com mais de 60 anos
- Pessoas com invalidez (seja participante ou dependente)
- Militares transferidos para reserva remunerada ou reforma
- Pessoas que tem câncer (participante ou dependente)
- Bem como pessoas com doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS 2.998/2001 (participante ou dependente)
- E no caso de morte do participante o saldo é pago aos dependentes ou sucessores do titular.
Como consultar o meu saldo?
Para saber exatamente o valor que você tem a receber do Pis ou Pasep indico que use o aplicativo Caixa Trabalhador. Mas é importante lembrar que o valor é recebido é proporcional aos meses trabalhados no ano base, ou seja, 2021.
Como posso sacar ?
Os pagamentos são de acordo com os bancos responsáveis. Então no caso do Pis é o banco Caixa econômica Federal e o Pasep é o Banco do Brasil. Então de acordo com o calendário Pis 2023 é o valor cai na sua conta.
Dessa forma você pode sacar através dos caixas eletrônicos Banco24horas, nos auto atendimento da caixa ou BB. Além disso também pode sacar em lotéricas ou correspondentes caixa aqui para quem possui cartão cidadão.
Calendário Pis 2023
O calendário Pis 2023 existe para organizar o pagamento dos beneficiários. Então é liberado de acordo com o mês de nascimento, e tem um período determinado para efetuar o saque.
Calendário Pasep 2023
Da mesma forma funciona o pagamento do calendário Pasep, com a diferença que a data de pagamento não é de acordo com o mês de nascimento. Ao invés do mês de nascimento o pagamento é feito com base no ultimo número da inscrição do servidor público.
Qual o valor do Pis 2023
Como citamos acima o valor que você recebe é proporcional com os meses trabalhados no ano base.