como consultar o PIS/PASEP pelo celular?

Para consultar o PIS/PASEP tenha em mãos sua carteira de trabalho ou o número do seu NIS. Mas antes vamos a algumas informações necessárias sobre o PIS/PASEP. Se acaso você deseja apenas como consultar seu beneficio pelo celular vá direto ao tópico “Como consultar o PIS/PASEP pelo celular através do App”.

O que é o PIS/PASEP ?

PIS é a sigla para Programa de Integração Social e PASEP é a sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Estes são programas similar ao FGTS ou seja as empresas depositam contribuições em um fundo ligado ao seus colaboradores. Quando um trabalhador é contratado por uma nova empresa é solicitado o número do PIS/PASEP isso porque é através desse número que é feito os depósitos.

Ao consultar o PIS/PASEP consta todos os depósitos já feitos na conta do empregado. Mesmo os depósitos feitos por empresas anteriores. E no momento em que o trabalhador é demitido o dinheiro depositado no fundo serve como um seguro desemprego.

Qual a diferença entre PIS e PASEP?

Os programas PIS e PASEP são programas de contribuição social de natureza tributária pagas as pessoas jurídicas. E o objetivo é financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados. Contudo para consultar o PIS/PASEP é no mesmo lugar.

PIS é destinado aos funcionários que trabalham em empresas privadas sob regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Sendo administrado pelo banco Caixa Econômica Federal.

Diferente do PASEP que é destinado aos servidores públicos, regidos pelo Regime jurídico estatutário, e aos empregados públicos, sendo administrado pelo Banco do Brasil. O Fundo PIS/PASEP foi extinto em 07/04/2020, através da Medida Provisória 946/2020. Mas o abono salarial está mantido.

Como consultar o PIS/PASEP pelo celular através do app?

Primeiramente, existe duas formas de consultar o PIS/PASEP. Então tenha em mãos o número do NIS que está registrado nas páginas iniciais da carteira de trabalho. Além disso CPF e um email caso já tenha cadastro. Em seguida siga o passo a passo abaixo.

  • Em primeiro lugar acesse o site da Caixa.
  • Logo após informe seu NIS.
  • No menu principal escolha a opção “PIS”
  • Por fim clique em “Consulta e pagamento“.

Seguindo estes passos você consegue ter acesso ao que  já arrecadou até o momento e qual será o valor do próximo depósito. A segunda opção é baixar o aplicativo Carteira trabalho Digital. O app está disponível para Android e iOS. Com ele também é possível verificar o PASEP, informando seu NIS e o CPF. Em seguida, é preciso clicar na opção “Abono Salarial” e selecionar o “PASEP”

Aplicativo Caixa trabalhador para consultar o PIS/PASEP

Além disso também tem a opção de consultar o PIS/PASEP pelo aplicativo Caixa Trabalhador. Ele é a opção mais completa porque mostra as datas dos depósitos. Bem como é possível ver todos os abonos, o calendário de pagamentos, as parcelas já recebidas e outras informações importantes. 

Leia também:

“carteira de trabalho digital: saiba como usar no celular”

“como consultar o saldo do FGTS?”

Deixe um comentário