CNH Digital: Como cadastrar e usar o aplicativo

A CNH Digital é a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação, que também é conhecida como carteira de motorista. Este documento é obrigatório para todos aqueles que querem conduzir algum tipo de veículo automotor com duas rodas ou mais.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, que é a responsável pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), no Brasil existe 75 milhões de pessoas habilitadas a dirigir porém apenas 14 milhões usam a versão digital do documento.

Quem pode usar a CNH Digital?

A versão digital já está disponível de forma gratuita mas, somente quem emitiu a primeira habilitação, renovação ou segunda via da CNH a partir da data de 02 de maio de 2017. Isso porque, a partir dessa data os documentos passaram a vir com QR Code.

A CNH digital tem exatamente a mesma data de validade do documento físico bem como tem exatamente os mesmos dados e possui o mesmo formato. Além disso a CNH digital funciona de forma offline, ou seja, mesmo sem conexão com a internet você consegue acessa-la. Por segurança o motorista deve escolher uma senha de 4 dígitos ou ativar o reconhecimento pela digital ou face.

A CNH digital vale como documento oficial então no caso de não estar com sua carteira de habilitação em mãos o condutor deve apresentar a CNH digital. Mesmo que seja um documento oficial não é obrigatório baixar o app. O aplicativo veio com o objetivo apenas de facilitar a vida dos condutores.

Passo a passo para cadastrar

O aplicativo carteira digital está disponivel de forma gratuita para o sistema Android e iOS. Após baixar o app siga os passos abaixo para se cadastrar.

  • Abra o aplicativo e clique no botão ‘entrar com Gov.br’. Caso já tenha cadastro no Gov.br digite o CPF e clique em ‘avançar’. Se não clique em ‘criar sua conta’.
  • Logo após prossiga escolha como quer prosseguir: validação facial no app meu Gov.br, número do CPF, Internet Banking, certificado digital ou certificado digital em nuvem.
  • Se escolher se cadastrar com CPF, clique em ‘Dados Cadastrais’ e informe o número do documento e nome completo. Então leia e concorde com os termos de uso, clique na opção ‘não sou um robo’ e clique em avançar.
  • Para validar seus dados responda as perguntas de segurança corretamente, conforme os dados informados. E para ativar a conta escolha receber um código de segurança por e-mail ou SMS. Assim que receber o código digite no local informado.
  • E por fim escolha uma senha pessoal e cadastre para ter acesso. Sugiro uma senha segura com caracteres Maiúsculos, números e símbolos. Repita a senha e clique em concluir.

Agora, ao fazer login, irá aparecer um menu com 4 símbolos: Habilitação, Veículos, Infrações e Educação.

Como validar o cadastro da CNH digital?

  • Escolha prosseguir na opção ‘Validação pelo celular’, clique em ‘Conceder’ para permitir que o aplicativo tenha acesso à sua câmera. Após algumas informações sobre o reconhecimento, clique em ‘Vamos Começar’.
  • Com a CNH física em mãos, tire ela do plástico e enquadre o QR Code na margem disponível busque um lugar com uma boa iluminação. Só que você tem cinco tentativas. Se não conseguir, a validação não estará mais disponível e você terá que realizar a validação através do certificado digital ou pessoalmente no Detran.
  • Depois de cadastrar o QR Code, você tem 10 tentativas para cadastrar a biometria facial. O aplicativo pode pedir para você fechar os olhos, sorrir, acenar ou fazer outros movimentos simples. Se por algum motivo não conseguir, a opção não estará mais disponível e você terá que realizar a validação através do certificado digital ou pessoalmente no Detran.
  • Informe o CEP do endereço informado ao Detran quando a CNH foi emitida ou renovada pela última vez. Clique em ‘Validar’. Para concluir, forneça seu número de telefone com DDD e preencha a chave de acesso cadastrada no aplicativo.

Como consultar as infrações na CNH digital?

Como dito antes o aplicativo veio com a finalidade de facilitar a vida do condutor então pensando nisso também é possível ver as infrações e multas. Tanto do condutor como com o veiculo. Para acessar siga os passos abaixo.

  • Clique no ícone ‘Infrações’ e escolha entre as opções ‘Por Infrator’ e ‘Por Veículo’. Em primeiro lugar, é disponibilizada todas as multas do cidadão infrator. Em segundo lugar, as multas estão agrupadas pelo veículo do qual você é o proprietário.
  • As infrações estão agrupadas em ‘Vencidas’, ‘A Vencer’ e ‘Pagas’. Depois de clicar em uma das multas, você saberá detalhes sobre ela: motivo, data, hora, valor, etc.
  • No rodapé, você pode escolher entre ‘Solicitar Boleto’, ‘Desconto 20%’, ‘Desconto 40%’, ‘Visualizar Boleto’, ‘Informar Real Infrator’, ‘Situação da Infração’ ou ‘PDF da Infração’.

Leia também:

CRLV Digital: Aprenda como acessar

Deixe um comentário