CRLV Digital: Aprenda como acessar

Com o avanço da tecnologia atualmente tudo tem se tornado digital e é claro que os documentos não podiam ficar pra trás. Então para facilitar a sua vida vamos ensinar a você como acessar a sua CRLV digital.

Se você é um motorista de longa data, provavelmente já deve ter passado por alguma situação em que estava sem o “verdinho” do carro. Agora você não precisa se preocupar com isso, pois com o CRLV digital você tem acesso a qualquer hora e em qualquer lugar através do seu smartphone.

Para te ajudar a entender melhor como funciona, as validades jurídicas e como você pode ter acesso ao CRLV digital, chega de se preocupar com documentos e entre de vez nessa era digital. Continue aqui e veja como é fácil acessar.

O que é o CRLV Digital?

Crlv digital

Todo veículo que circula em território nacional precisa obter o CRLV, que é o certificado de registro e licenciamento de veículo. Ele é um documento oficial, obrigatório e possui validade anual.

Ele é responsável por identificar quais veículos podem estar em circulação no Brasil e verifica se o veículo está regularizado para estar em circulação. Sendo assim todo proprietário de veículos tem o dever de apresentar o documento durante as fiscalizações de trânsito.

Assim como vários outros documentos desde o ano de 2018 você já pode estar cadastrando o CRLV do seu veículo através do aplicativo ” Carteira Digital de Trânsito” (CDT), e assim não precisa mais andar com o papel. Então se você é uma pessoa que eventualmente esquece de andar com o documento, não precisa mais ter essa preocupação.

Lembrando que através do mesmo aplicativo (CDT) você também consegue acessar a sua CNH Digital, ou seja, não terá a necessidade de andar com o documento em mãos, tudo isso estará acessível a você por um click.

Possui validade jurídica?

Sim, o CRLV Digital tem a mesma validade jurídica que o documento impresso. Dessa forma assim que você cadastrar no aplicativo, você não precisará mais portar o documento físico em mãos para andar no seu automóvel.

O que antes era super burocrático, hoje está com fácil acesso. Pois antes para cadastrar o documento no aplicativo você precisaria ir até o Detran, mas desde de 2020 esse cadastro foi liberado para ser realizado online, ou seja, você não tem mais a necessidade de ir até o Detran para fazer esse processo.

E a partir de janeiro de 2021 esse processo é feito único e exclusivamente online. O Detran não imprime mais esse documento em papel.

O CRLV digital é aceito em operações policiais, ou passagem por barreiras rodoviárias. E caso você não tenha acesso a internet, não se preocupe, pois o aplicativo funciona off-line, pois, quando você realiza o seu cadastro, o documento fica disponível pra você a qualquer momento que você precisar.

Sendo assim você não pode deixar o celular descarregar, pois nesse caso não vai ter solução.

Como acessar o CRLV digital?

Crlv digital

Para acessar o CRLV Digital, você precisar ir a loja de aplicativos do seu celular e digitar ” Carteira Nacional de Trânsito” (CDT) e baixar o aplicativo. Ele está disponível tanto para IOS como para Android.

Assim que você baixar o aplicativo você vai realizar o seu cadastro. Se você já tiver o cadastro no site gov.br, você utilizará esses mesmo cadastro para acessar o app. Mas caso ainda não tenha o próprio aplicativo irá de redirecionar para essa página para realizar.

Realizado o cadastro você vai logar no app que irá carregar algumas opções. Clique em “Veículo”, em seguida clique em “Toque aqui para adicionar o CRLV”. Nesse ponto você deve estar com os documentos do veículos em mãos como o CRV e o Renavam. E preencha as informações solicitadas.

Quando solicitado o código do CRV, saiba que se trata da sequencia de números que aparece no canto superior direito do documento. E assim que essa parte estiver concluída o cadastro do CRLV Digital estará finalizado e você poderá ver o documento dentro do app.

Informações Adicionais sobre CRLV Digital

O CRLV Digital já está disponível em todos os estados em território nacional. Desde de julho de 2020, todos os Detrans do país estão permitindo que os motoristas possam consultar e baixar o documento digital do veículo pelo smartphone ou pelo computador.

Se mais de uma pessoa utilizar o mesmo veículo, você poderá acessar o aplicativo ” Carteira Nacional de Trânsito” (CDT), compartilhar o documento digital com até 5 motoristas que possuam o aplicativo. E se você dirige mais de um veículo é possível adicionar dois ou mais documentos na sua conta do aplicativo.

Caso você tenha débitos pendentes no seu veículo, você não conseguirá ter acesso ao CRLV Digital. Então se o veículo possuir multas, estiver com IPVA atrasado, ou possuir outros débitos pendentes, você não conseguirá ter acesso ao documento.

Photo of author
publicado por
Marice Tolvai
Postado em:
Cristã, 23 anos, Formada em ciências economia. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Deixe um comentário