A CNH social é um programa do Governo Federal. A Carteira Nacional de Habilitação é indispensável para os condutores, porque indica se o motorista é apto a dirigir aquele veículo. Atualmente o valor da CNH da categoria AB está entre R$ 2 mil a R$ 3 mil reais. Este valor se altera de acordo com a alto-escola escolhida e se o candidato reprovar no processo.
E por ser um valor considerado auto que excede o salario mínimo, alguns condutores se arriscam a dirigir sem este documento. Mas é possível tirar a CNH gratuita através do programa CNH Social, que é uma iniciativa dos órgãos de trânsito e do Governo Federal. Este projeto tem o objetivo dar a oportunidade a pessoas de famílias carentes para que elas consigam tirar a CNH gratuitamente.
Índice de Conteúdo
Quem pode tirar CNH gratuita?
A CNH gratuita é oferecida por meio do projeto CNH Social e é destinada para pessoas de famílias carentes. Ou de baixa renda e que se enquadre nas seguintes categorias:
- Pessoas que comprovem receber até 2 salários mínimos.
- Trabalhadores desempregados a mais de 12 meses.
- Alunos da rede pública e possuem notas e comportamento exemplar.
- Pessoas com necessidades especiais (PCD)
- Ex-presidiários.
- Também os Agricultores.
- Cidadão que não possuem registro algum em sua carteira de trabalho.
- Beneficiários do Bolsa Família.
- Indivíduos que não possuem nenhum registro de infração no trânsito.
- Trabalhadores do setor de transporte que desejam fazer alguma regularização perante a justiça.
Desse modo quem deseja participar do programa CNH social deve se enquadrar em uma das categoria citadas. Mas o principal requisito é a renda, que não pode ultrapassar dois salários mínimos. Logo que você está de acordo com as exigências tem direito a tirar sua CNH gratuita, ou seja, sem nenhum custo. todo o processo de exames, aulas, e provas é pago pelos órgãos responsáveis pelo programa.
CNH Social
Tudo é administrado pelo órgão de trânsito DETRAN. O programa CNH social existe desde 2011 e anualmente é aberta cerca de 4 mil vagas. Cada estado disponibiliza uma quantidade de vagas, que vai de acordo com a verba destinada ao projeto. Entretanto 20% das vagas é destinado para famílias que recebe algum tipo de beneficio da Secretaria de Desenvolvimento Social.
E 60% para para os que participam do Projeto Formação Profissional organizado pelo Detran. E ainda é reservado 5% para pessoas com deficiência (PCD). Contudo é possível que adultos e estudantes possam se inscrever no Projeto Cidadão Habilitado, para concorrerem a vagas para tirar a CNH social.
Dentro do plano existe duas modalidades: Estudante Habilitado e o Cidadão Habilitado. Para participar de ambos é preciso ter uma faixa etária mínima e se inscrever diretamente no site do Detran.
Como me cadastrar no CNH Social? e ter direito a CNH gratuita?
De acordo com o programa as inscrições são feitas no site do Detran de cada estado. No entanto é preciso aguardar a abertura do edital na região. Para quem já participa do projeto cidadão habilitado, precisa ter idade entre 18 a 25 anos. Então, no site do Detran do seu município na pagina inicial acesse a opção “CNH social”.
Dessa maneira você tem acesso a todas as informações essenciais para fazer o cadastro no projeto CNH social. Mas fique atento as datas de inscrição para não perder a vaga. Os candidatos contemplados são divulgados no portal do Detran. E em seguida pode usufruir do beneficio.
Documentos necessários
No momento da sua inscrição é importante estar com seus documentos pessoais: CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de renda seu e da sua família. Além de ter seu número de inscrição do cadastro único e nome da mãe completo.
Estados que possuem este beneficio
O programa de CNH social é para todo o Brasil, mas nem todos os estados brasileiros aderiram ao programa. Sendo assim confira os estados que estão ofertando vagas para a CNH social.
- Paraíba
- Pará
- Pernambuco
- Roraima
- Espírito Santo
- Bahia
- Ceará
- Rio Grande do Sul
- Rio Grande do Norte
- Distrito Federal
- Amazonas
- Maranhão
- Goiás
- São Paulo
- Minas Gerais
- Ceará.
Você também pode gostar de ler: