como diversificar investimentos com uma carteira alternativa

Como diversificar investimentos com uma carteira de ativos alternativos. Em primeiro lugar é importante intender o que são os investimentos alternativos. Em resumo os investimentos alternativos são uma categoria de investimentos conectado a economia real. Ou seja, esta classe de investimento não sofre com a volatilidade da Bolsa de Valores.

Estes investimentos tem o nome de “alternativos” porque não está nos moldes do mercado tradicional que conhecemos. Como os investimentos de renda fixa ou a compra de ações da Bolsa por exemplo. Com o os investimentos alternativos o investidor se torna sócio ou até mesmo financia projetos específicos de diversas áreas.

Tipos de investimentos alternativos

Como diversificar investimentos com uma carteira alternativa - 588f794f57b1b

Como diversificar investimentos pode te ajudar a alavancar seus ganhos? geralmente os investimentos alternativos tendem a ser de longo prazo. Então com uma maior diversificação, você tem potencial para retornos mais elevados, e possíveis vantagens fiscais.

Mas é importante dizer que apesar da popularidade crescente das criptomoedas, elas não são investimentos alternativos. Desse modo devem ser considerados separadamente como parte de uma estratégia de investimento mais ampla. E se você pretende investir em moedas digitais tenha cautela porque elas tem uma alta volatilidade.

Dependendo do seu mix de ativos atual e objetivos de longo prazo, adicionar investimentos alternativos ao seu portfólio pode ajudá-lo a acessar novas áreas do mercado. Se você está pensando em adicionar alternativas ao seu portfólio, conhecer os riscos e benefícios pode ajudá-lo a decidir se elas são adequadas para você. 

A importância de diversificar investimentos

A diversificação dos seus investimentos é uma forma útil de diluir o risco de perda e proteger seu capital contra a volatilidade. Como os investimentos alternativos geralmente apresentam pouca ou nenhuma correlação com os mercados tradicionais de ações e renda fixa, eles podem ser uma opção sólida para quem busca diversificar a carteira.

Devido ao seu potencial de rendimento acima da média, eles também podem ajudar a aliviar parte da pressão associada a veículos de investimento mais tradicionais. 

Como diversificar investimentos pode aumentar seus ganhos?

Outra razão pela qual você procura um investimento alternativo é seu potencial de elevar os ganhos sobre o capital. Se expor a uma ampla gama de ativos alternativos pode ajudar os investidores a chegar em um crescimento mais alto. Ou então acessar fontes de retorno que não estão presas aos mercados de ações e títulos comuns.

Veja que, no entanto, os investimentos alternativos tendem a ser mais complexos do que outros ativos. E isso muitas vezes requer conhecimento especializado. Então trabalhar com um profissional financeiro pode ajudá-lo a obter uma imagem clara de onde está o potencial de retorno. E também se os investimentos alternativos escolhidos apoiam seus objetivos e apetite pelo risco.

Outros fatores a considerar

Como diversificar investimentos com uma carteira alternativa - investimentos alternativos 2

Antes de qualquer coisa você deve considerar todos os pros e contras para não investir em algo que lhe trará arrependimentos.

  • Desse modo saiba que os investimentos alternativos tendem a ser de longo prazo, são investimentos ilíquidos. Além disso têm os requisitos do emissor que devem ser atendidos. 
  • Muitos investimentos alternativos são ofertas não públicas e carece de transparência em relação a taxas. E fique atento porque este tipo de investimento inclui riscos adicionais em comparação com os outros títulos. 
  • Os investimentos alternativos podem incluir estratégias complexas de investimento ou negociação, participações não tradicionais, estratégias oportunistas, alavancagem e muito mais. 
  • Por fim considere se você tem conhecimentos suficiente sobre o ativo que deseja investir. Caso falte informações procure um consultor.

Dicas de como diversificar investimentos

Então para que você coloque em prática, e comece a investir temos algumas dicas fáceis.

  • Em primeiro lugar conheça seu perfil de investidor. Se você não sabe faça o teste antes de fazer qualquer investimento. Muitas corretoras fazem o teste de graça na sua plataforma, basta você se informar.
  • Logo após defina seus prazos e seus objetivos pessoais. Saiba por quanto tempo você quer manter seu capital aplicado. E também quanto deseja ter de retorno com o valor investido.
  • Outra dica é sempre fique de olho no seus ativos, ou seja, os monitore. É importante você revisar se os papeis escolhidos tem sido fiel ao seu propósito.
  • Planeje o valor que deseja investir: se por acaso o valor que você tem é pouco e não tem como investir em muitos ativos. Sugiro que escolha 2 ou então 3 ativos diferentes para iniciar. Por este motivo que é importante poupar dinheiro.
  • Cuidado para não pulverizar seu dinheiro. Isso acontece quando você investe pouco dinheiro em uma grande quantidade de ativos diferentes. Cuidado diversificar investimentos não é comprar um monte de papeis de forma aleatória.

A ideia principal é você ter ativos que rendem de acordo com os diferentes cenários do mercado. Em outras palavras se por acaso as ações caírem você tem outro investimento que vai continuar te dando lucro. Por isto tenha calma e estude cada um, vendo todos as chances de ganho e perda.

Como um consultor financeiro pode te ajudar

Se você está pensando em incluir os investimentos alternativos na sua carteira, mas está com algumas duvidas um consultor pode te ajudar. Muitas pessoas tomam decisões erradas na hora de aplicar o dinheiro por não ter conhecimento sobre o ativo escolhido. Ou então não conhece nada sobre o mercado financeiro. Por em risco seu capital é algo muito sério, por este motivo considere buscar ajuda.

Um consultor vai tirar todas as suas dúvidas e te dar recomendações de acordo com seu perfil de investidor. E com isso fica mais fácil atingir seus objetivos e metas. Além disso ele trabalha com você e revisa sua carteira e acompanha o desempenho dos ativos escolhidos.

Leia também: Fundos imobiliários como eles funcionam

Photo of author
publicado por
Marice Tolvai
Postado em:
Cristã, 23 anos, Formada em ciências economia. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Deixe um comentário