É possível economizar usando seu cartão de crédito?

O cartão de crédito são emitidos por entidades financeiras com o objetivo de emprestar dinheiro para que o usuário adquira um produto ou serviço. Isso tudo sem a necessidade de ter dinheiro em sua conta corrente ou alguma poupança. Você sabia que pode usar os cartões de crédito e ainda economizar com eles? O ideal é que o faça com consciência e organização.

Este é um meio de pagamento prático que o livra de problemas em diversas ocasiões, mas para mantê-lo exige que você esteja em dia com o pagamento das suas parcelas. Evitando então criar encargos adicionais ou aumentar os juros que têm como consequência perder dinheiro.

Como funciona um cartão de crédito?

Estes cartões representam uma linha de crédito concedida por uma instituição financeira, através da qual lhe oferecem uma forma de gerir imediatamente os seus pagamentos e, em seguida, pagar a sua dívida de acordo com a disponibilidade do seu orçamento.

Existem várias empresas que oferecem cartões de crédito e de débito e que ao mesmo tempo permitem ganhar descontos e ofertas em vários serviços ou produtos.

Dentre as várias vantagens, destacam-se os descontos em preços, devoluções de compras e outros benefícios que mostram que você pode economizar efetivamente pagando com seu cartão de crédito, bastando que você leve em consideração algumas recomendações durante a sua utilização. Saiba quais.

Dicas para economizar pagando com cartão de crédito

Cartão de credito

Colocamos à sua disposição uma série de dicas que permitirão que você aproveite ainda mais o seu cartão de crédito; Dessa forma, não só desfrutará de poder efetuar os seus pagamentos imediatamente… Mas também tomará medidas que serão a chave para a sua economia durante a sua utilização que deve ser o mais eficiente e rentável possível. Observe o seguinte:

  1. O primeiro é não incorrer em atrasos no pagamento das parcelas para amortizar a dívida do seu cartão de crédito. Evitando assim que os juros aumentem e você adquira uma dívida superior ao valor que realmente gastou.
  1. Reduza ao máximo os custos de manutenção do seu cartão de crédito. Para isso opte por uma modalidade de financiamento que não requeira pagamentos adicionais e se possível com juros mínimos.
  1. Procure um cartão que permite sacar dinheiro sem cobrar juros.
  1. Não tenha mais cartões do que os que possa manter. Mesmo que não os utilize, geram despesas operacionais que podem virar uma receita mensal e terá de ser paga mesmo que não os utilize.
  1. Aproveite os pontos disponíveis no seu cartão para obter descontos em compras.
  1. Escolha locais que estejam associados ao seu tipo de cartão de crédito. Para que você possa usufruir de descontos que representem economia na hora de suas compras.
  1. Aproveite os cartões de crédito associados às companhias aéreas para obter um voo grátis ou a possibilidade de transportar bagagem extra, como recompensa por ter solicitado uma excelente linha de crédito.

Colocando em Prática

Como você pode ver, existem muitas maneiras de economizar dinheiro ao fazer pagamentos com cartão de crédito.

Alguns desses cartões são isentos de comissão durante suas viagens ao exterior, enquanto circulam de forma segura por qualquer território, sem ter que se preocupar em retirar dinheiro para fazer seus pagamentos. 

A retirada de dinheiro do caixa eletrônico pode ser um pouco perigosa a longo prazo. Na maioria das vezes as entidades financeiras cobram taxas bem altas e acabam por não compensar. Se tem vários cartões, deve ter em mente o que paga realmente em cada um deles para não estar gastando dinheiro em vão. 

Faça sempre a comparação dos vários cartões, tal como faz quando vai fazer um contrato de luz ou quando quer mudar os planos de tv net voz, e escolha aqueles que mais benefícios lhe dão.

Escolha com sabedoria!

Não é necessário ter muitos cartões se você escolher um que ofereça uma ampla cobertura de crédito. Lembre-se de que quanto mais você tem, maior a tentação de gastar e chegará um momento em que você poderá perder o controle e acabar adquirindo uma dívida difícil de terminar.

Guarde apenas a quantidade de cartões de crédito que o seu orçamento lhe permite cobrir, dessa forma tirará partido das suas vantagens, fará as suas compras de forma inteligente e estará a economizar cada vez que pagar com este prático meio financeiro.

Por outro lado, é importante acrescentar que o seu cartão de crédito garantirá cada uma das suas transações comerciais, com as quais poderá obter bônus e descontos. Que se traduzem em uma forma rentável de economizar ao longo do tempo.

E mais, não se esqueça que muitos deles permitem receber reembolsos de dinheiro ou aceder a descontos exclusivos proporcionados por algumas lojas e entidades em todo o mundo. Assim, os motivos pelos quais vale a pena adquirir este tipo de cartões são óbvios.

O cartão de crédito quando utilizado com consciência e sem impulso, pode ser um bom aliado para o equilíbrio das suas finanças. 

Leia também:

Photo of author
publicado por
Marice Tolvai
Postado em:
Cristã, 23 anos, Formada em ciências economia. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Deixe um comentário