Economizar na conta de água e luz: 5 dicas

Economizar está sendo sua prioridade diante do cenário atual? nós te entendemos perfeitamente. A crise econômica não é caso isolado apenas de algumas famílias, mas está presente em todo o país. E para driblar a crise e manter o orçamento organizado em primeiro lugar devemos economizar e cortar alguns gastos.

Entretanto hoje nós do Ideal finanças trouxemos apenas algumas dicas para você economizar na conta de água e luz. Porque geralmente esta dupla por ser nossa necessidade mais básica acaba tendo uma certa despreocupação. Porém te digo que se você colocar em prática as dicas dadas a seguir vai se surpreender em como é possível reduzir o valor destas contas.

É o melhor de tudo é que você vai reduzir seus custos, contudo sem se privar destes recursos tão necessários. Então continue lendo que vou te contar estas dicas simples que pode salvar seu orçamento no final do mês.

1- Economizar reutilizando água

Essa é uma dica antiga, mas que infelizmente não é colocada em prática. Reutilizar a água que sai da maquina de lavar roupas é fundamental para o seu bolo e além disso para o meio ambiente. É muito simples coloque um balde grande para aparar a água que normalmente é despejada na encanação. Use está água para lavar a casa, garagem ou o quintal. Dessa forma você não precisar gastar com mais água para lavar estes lugares.

2- Feche todas as torneiras

Economizar na conta de água e luz: 5 dicas - potabilidade da agua 1200x675 1

Se você é uma daquelas pessoas que de forma despreocupada escova os dentes enquanto deixa a torneira aberta pare agora mesmo. Este mal hábito além de desperdiçar litros e litros de água também desperdiça seu dinheiro. Não apenas isso, mas lavar as louças e deixar a torneira ligada ou ainda enquanto se esfrega no banho.

Minha dica é: apenas ligue a torneira para molhar ou enxaguar a louça. Isso também vale na hora do banho e de escovar os dentes. Naqueles minutinhos que você deixa a torneira aberta muitos litros de água e dinheiro são jogados fora.

3- Economizar lavando roupas

Para economizar na hora de lavar suas roupas é muito simples. Você não precisa ligar a máquina para lavar apenas 5 peças. Espere juntar uma boa quantidade de peças para lava-las na capacidade máxima. Uma boa alternativa é lavar uma vez na semana assim você vai economizar na conta de água e luz.

4- Economize energia

Economizar na conta de água e luz: 5 dicas - istock 1170425284 scaled 1

Geralmente a conta de luz é sempre mais cara vou te explicar o porque. Mesmo que desliguemos a TV o som ou o forno micro-ondas se eles estiverem conectados na tomada vão continuar consumindo energia. Então para economizar na conta de luz desconecte todos os aparelhos eletrônicos da tomada. Inclusive o carregador de celular se você tem a mania de deixa-lo na tomada mesmo não estando com o celular conectado. Deixe apenas os essencial como a geladeira por exemplo.

5- Construa uma Horta inteligente

Sei que a grande maioria dos brasileiros tem plantas em casa. Até porque elas deixam o ambiente mais agradável principalmente nos dias de muito calor. Mas que tal reservar um cantinho da casa para cultivar hortaliças? além de um ambiente verde a família terá alimento fresco e gratuito para todas as refeições. é possível cultivar alface, couve, cebolinha, cenoura, pimentão, entre outros.

basta escolher os que mais agradam seu paladar. Além de poder aproveitar o tempo livre com a família você economiza nas compras de mercado. Sua horta pode ser feita em um espaço de terra no seu quintal ou mesmo em pequenas vasilhas e bacias que não são mais usadas.

Para economizar ainda mais leia:

Consumismo: dicas para comprar consciente

5 dicas para comprar passagens baratas e economizar nas férias

Empréstimo para Negativado com a Creditas

Photo of author
publicado por
Marice Tolvai
Postado em:
Cristã, 23 anos, Formada em ciências economia. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Deixe um comentário