IPTU 2023: Veja quem tem direito a isenção - Ideal Finanças
 

IPTU 2023: Veja quem tem direito a isenção

Tire todas as duvidas sobre a Insenção do IPTU 2023 na cidade de São Paulo

O IPTU 2023 já está disponível em todos os estados. Em resumo o Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo que incide sobre a propriedade imobiliária incluindo todos os tipos de imóveis como: residências, prédios comerciais e industriais, terrenos e chácaras de recreio.

Quem deve pagar o IPTU 2023?

Então, de acordo com o Código Tributário Nacional, a cobrança do IPTU 2023 deve ser feita a todo proprietário de imóvel. Os contribuintes pagam um imposto para cada propriedade urbana que está registrado em seu nome.

Qual a diferença entre IPTU e ITR?

Em ambos os impostos o fator gerador é a propriedade de imóvel. Dessa forma a diferença é que o IPTU é um imposto sobre propriedade de imóvel urbano. Já o ITR, é o imposto sobre a propriedade de imóvel rural. Desse modo eles são excludentes isto é, ou se paga um, ou outro. Já que o O IPTU é imposto municipal e o ITR um imposto federal.

Quem tem direito a Isenção do IPTU 2023?

De acordo com o a situação do contribuinte, que é determinada pela prefeitura pode-se receber a isenção do imposto. Entretanto cada prefeitura possui regras distintas sobre as formas de pagamento e descontos. E com relação à isenção não é diferente, há cidades em que aposentados e pensionistas não precisam pagar o imposto.

Já em outros casos, por exemplo, este grupo pode ter um valor reduzido a ser pago. Para ter um parâmetro sobre o funcionamento da isenção do IPTU 2023, veja as regras para a cidade de São Paulo.

Regras de isenção para cidade de São Paulo

Enfim o IPTU 2023 para os aposentados, pensionistas ou beneficiários de renda mensal vitalícia pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e pelo Programa de Amparo Social ao Idoso. Para essas pessoas, há alguns requisitos:

  • Não pode possuir outro imóvel no município.
  • Usar o único imóvel como residência.
  • Ter rendimento mensal que não passe de três salários mínimos para isenção total.
  • Ter rendimento mensal de que entre três e cinco salários mínimos para isenção parcial.
  • O imóvel precisa fazer parte do patrimônio do solicitante.
  • O valor venal do imóvel deve ser de até R$ 1.310.575,00.

Porém, se você não reside na cidade de São Paulo consulte o site da prefeitura da sua cidade. Assim você terá acesso a todas as informações sobre isenção e também sobre parcelas e descontos.

Leia também:

“Vale gás: saiba quem tem direito e aprenda solicitar”

“Como consultar RENAVAM pela placa gratuitamente”

Cristã, 23 anos, Formada em ciências econômicas. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Artigos Relacionados

Programa Pé-De-Meia: Como Fazer Inscrição

O Programa Pé-de-Meia se trata de uma iniciativa inovadora destinada a estudantes do ensino médio público que são beneficiários do Bolsa Família. Este programa funciona como uma poupança, incentivando a permanência e a conclusão ...

Você continuará no nosso site

Benefícios Sociais: Descubra os Principais e Como Acessá-los

Os benefícios sociais são essenciais para garantir a proteção e o apoio às populações mais vulneráveis. Eles oferecem suporte financeiro e serviços que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Continue lendo ...

Você continuará no nosso site

Benefício PET para funcionários tutores de animais

O Benefício PET se trata de um programa inovador destinado aos funcionários que são tutores de animais. Este programa reconhece a importância de um animal de estimação na vida de uma pessoa e visa ...

Você continuará no nosso site