A prova de vida INSS é uma obrigação importante que os beneficiários do INSS deve fazer anualmente. Em resumo, o objetivo da prova de vida é provar que o beneficiário continua vivo. Neste sentido, faz jus a continuar recebendo o benefício. Por outro lado se o beneficiário não se apresentar para o exame seu beneficio é bloqueado.
Entretanto a prova de vida estava suspensa desde março de 2020. Isto aconteceu em consequência da pandemia de Covid-19. Que suspendeu os serviços presenciais numa tentativa de conter o vírus. Por isso o INSS optou em suspender exigibilidade da prova de vida INSS. Mas ela volta a ser exigida este ano.
No mês de junho deste ano iniciou novamente a ser feita a prova de vida. Então saber como faze-la é uma informação útil. Inclusive a partir desta data já é possível realizar a prova de vida INSS pelo celular. Ou seja o beneficiário não precisa sair de casa o que torna o processo mais prático e seguro.
Índice de Conteúdo
O que é a prova de vida INSS?
A prova de vida INSS é uma exigência feita a todos os aposentados e pensionistas INSS. Ela serve para provar que o favorecido continua vivo, o que o torna elegível a continuar recebendo a renda. Esta exigência começou no ano de 2012 implementada pelo INSS. Portanto ela foi criada na tentativa de evitar golpes a instituição publica.
Seja por parte de familiares que continuavam recebendo o benefício de parentes mortos. Bem como, criminosos que usavam os dados de pessoas falecidas para receber algum benefício indevido. Desse modo a instituição adotou a Prova de vida INSS. Ela deve ser feita a cada 12 meses e é feita de acordo com o calendário que considera a validade da ultima prova realizada.
Calendário da prova de vida INSS
Como a prova de vida INSS estava suspensa desde de março de 2020 o novo calendário para realização dos exames considera a da que deveria ter sido feita anteriormente. Desta maneira em junho começou a exigência para quem deveria ter feito o exame em março e baril de 2020. Veja as datas abaixo.
- 03 e 04/2020 – 06/2021
- 05 e 06/2020 – 07/2021
- 07 e 08/2020 – 08/2021
- 09 e 10/2020 – 09/2021
- 11 e 12/2020 – 10/2021
- 01 e 02/2021 – 11/2021
- 03 e 04/2021 – 12/2021
Aplicativo meu INSS
Diante da facilidade da internet e dos smartphones os órgãos públicos se renderam a esta comodidade. E também estão oferecendo seus serviços de fora digital. Até porque desta forma aumenta o acesso aos serviços públicos, bem como, torna o atendimento mais rápido e prático. Pensando nisso que o Aplicativo Meu INSS foi criado.
Este app dá acesso aos serviços oferecidos pelo INSS. O usuário pode acessar pelo celular ou computador. Nele é possível ver o extrato do beneficio, as datas de pagamento, comprovantes, ver seu tempo de contribuição, também é possível solicitar algum auxilio e até mesmo a aposentadoria. E principalmente você pode fazer a prova de vida INSS.
Como fazer a prova de vida INSS pelo Aplicativo
Dentre as funções do aplicativo está a prova de vida INSS. Que é feita de maneira muito simples e 100% online. Se você ainda não tem o app instalado veja no tópico abaixo como baixar. Em primeiro lugar ao baixar o aplicativo faça sua inscrição e escolha uma senha de acesso. Logo após na tela inicial faça o login.
Em segundo lugar no menu principal você encontrará a opção “prova de vida” e ao clicar você será redirecionado para gov.br. É necessário liberar as permissões para o aplicativo ter acesso a câmera do celular. Em seguida preencha corretamente as informações solicitadas. Após a conclusão aparecerá um circulo aberto pela câmera.
Basta centralizar o rosto e fazer os movimentos exigidos para confirmar a validação facial. Por fim será enviado uma mensagem avisando do sucesso da prova de vida INSS.
Como baixar o App Meu INSS
Para baixar o aplicativo e usar as suas funcionalidades siga os passos abaixo. O app Meu INSS está disponível para os usuários de Android e também iOS. Ele é gratuito basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e seguir os seguintes passos.
- Baixe o App
- Na tela inicial escolha a opção “entrar”
- Você será direcionado para o site gov.br
- Faça seu cadastro informando seu CPF
- Então escolha uma senha de 8 dígitos (anote para não esquecer) e finalize.
- Após fazer o cadastro acesse a tela inicial novamente
- Escolha a opção “entrar com gov.br”
- Informe CPF e senha
Enfim isso é tudo que você precisa para ter acesso ao aplicativo e fazer a prova de vida INSS.
Leia também:
“IPTU 2021: Veja quem tem direito a isenção”
“Aplicativo FGTS: aprenda a resgatar seu saldo”