Como conseguir casamento Civil Gratuito pelo estado? - Ideal Finanças
 

Como conseguir casamento Civil Gratuito pelo estado?

Está pensando em casar mas está sem grana? então conheça o casamento civil gratuito que está disponível nos cartórios por todo o Brasil.

O casamento é o sonho de muitas pessoas, mas nem todos conseguem realizá-lo, principalmente devido as despesas que o envolvem. Mas há um jeito de pelo menos economizar no casamento civil, e evitar mais gastos. Sabe como? Através do casamento civil gratuito. Por muito tempo vem sendo realizado por quem ainda não possui condições necessárias para casar, mas que ainda permanece desconhecido para muitos.

Qual o primeiro passo para casar no civil de graça?

Casamento civil gratuito

O casamento realizado no civil é um contrato feito por duas pessoas que desejam construir uma família, sendo concretizado através da manifestação, diante do juiz, do desejo de realizar o estabelecimento de um laço conjugal. Para isso é preciso:

  1. Ter em mãos atestado de pobreza assinado e preenchido.
  2. Solicitar em um cartório o formulário de isenção da taxa do casamento civil.
  3. Não mentir sobre nenhuma informação.

Feito isso, é só começar dar entrada no processo do casamento civil, os noivos recebem o número de um protocolo juntamente com a data de retorno para consultar se o pedido da isenção de taxa foi aceito.

Passo a passo para conseguir casar no civil de graça

Primeiro: É importante fazer o pedido para habilitar o casamento. Com esse propósito, os noivos tem que comparecer à um cartório próximo de onde moram, e então apresentar provas que os dois são livres para se unirem em matrimônio. Nessa fase, é necessário levar e apresentar os documentos para afixar os tramites do casamento.

Segundo: Fazer o agendamento da cerimônia. A escolha do horário e dos dias não tem um limite pré-estabelecido. Ou seja, os noivos podem escolher realizar o casamento civil gratuito no dia e horário que quiserem, desde que esteja em consenso com a autoridade que fará a união.

É necessário ter testemunhas para o casamento civil gratuito?

Sim, tem que levar até duas testemunhas para que ocorra o casamento civil. A testemunha é responsável por assinar o documento que irá oficializar a união. Por isso, é importante escolher pessoas que tenham afinidade com os noivos. Porém, todas as testemunhas devem ser maiores de18 anos.

Tem como dar inicio na entrada dos papéis de forma online?

Se os noivos não podem ir presencialmente ao cartório para dar entrada na papelada, ou prefiram fazer pela internet pelo conforto proporcionado, é sim possível obter os papéis de forma online. Dessa maneira, é só acessar o site casamentocivil.com.br onde é disponibilizado todos os formulários utilizados nos cartórios para preparar o casamento civil. Então, será necessário o comparecimento de apenas um dos noivos para dar inicio no processo.

O processo para fazer o casamento civil demora muito ?

Não costuma demorar muito, o prazo oferecido é de 90 dias para fazer o casamento civil, e de 30 dias para levar os papéis no cartório e pedir a habilitação do casamento, após 15 dias da entrega dos documentos os noivos ficam aptos a se casarem.

Documentos exigidos para casamento civil gratuito

Os documentos necessários para realizar o casamento civil gratuito dependem do estado civil dos noivos:

Solteiros:

  • Carteira de identidade;
  • Cópia de um comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento.

Divorciados:

  • Certidão de casamento com o registro do divórcio;
  • Carteira de identidade;
  • Copia de sentença do divórcio;
  • Cópia de comprovante de residência;

Viúvos:

  • Identidade original;
  • Cópia autenticada contendo o inventário dos bens, e se teve filhos com o parceiro falecido;
  • A cópia do comprovante de residência;

Estrangeiros:

  • Devem apresentar passaporte original
  • declaração de seu país de origem que consta o estado civil, juntamente com o visto do consulado;
  • Ter declaração original da polícia federal que contenha o prazo que irá permanecer no Brasil;
  • Apresentar cópia autenticada da certidão de nascimento com o visto do consulado do Brasil ou apostila da Convenção de Haia, registrada em cartório de notas, e original traduzida por tradutor público reconhecido;
  • Levar três testemunhas juntamente com a identidade e o comprovante de residência de cada uma delas.

Conclusão

Muitas pessoas vivem em união estável porque não tem dinheiro para arcar com as despesas de um casamento, mas ao ler o artigo, você pôde perceber que é totalmente possível casar mesmo sem ter condições financeiras, através do casamento civil gratuito.

Aproveite também para ler outros artigos aqui do ideal finanças:

Uma jovem de 26 anos que estuda psicologia. Além disso, tem uma curiosidade enorme pelas finanças pessoais, e dedica tempo para aprender sobre o assunto. Escreve artigos para vários sites do grupo Sed, compartilhando suas descobertas e aprendizados com os leitores.

Artigos Relacionados

Benefício PET para funcionários tutores de animais

O Benefício PET se trata de um programa inovador destinado aos funcionários que são tutores de animais. Este programa reconhece a importância de um animal de estimação na vida de uma pessoa e visa ...

Você continuará no nosso site

Programa Criança Feliz como participar?

O Programa Criança Feliz se trata de uma iniciativa governamental dedicada ao desenvolvimento integral da primeira infância. Ele visa a promoção do desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil na ...

Você continuará no nosso site

Desenrola Brasil: Renegociação de dívidas

O Brasil enfrentou um grande aumento no número de pessoas endividadas nos últimos anos. Contudo, o desequilíbrio econômico, o alto custo de vida e a instabilidade financeira têm dificultado o pagamento de dívidas. Visando ...

Você continuará no nosso site