Como posso limpar o nome no Serasa?

Descubra em passos simples e fáceis como deixar de ter o nome sujo no Serasa.

Diferente do que muitas pessoas imaginam, para limpar o nome no Serasa é um processo muito rápido e muito simples. Justamente com o intuito de propiciar as melhores facilidades para aqueles que estão negativados, e precisam mudar esse cenário.

Segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, o crescimento das dividas tem leves acelerações e aumento de mais de 400 mil novatos de inadimplência só no mês de setembro de 2022. No geral, cerca de mais de 60,00 milhões de pessoas no Brasil possuem nome sujo.

Para saber se o nome está sujo, é necessário saber qual é a divida que a pessoa possui. Muitos ainda não fazem ideia que tem o nome sujo. Por isso é importante fazer a consulta da situação do CPF.

Se por acaso você pertence a essas estatísticas e necessita de auxílio para sair dessa condição, continue por aqui e descubra através das orientações que colocamos para você nesse artigo, como limpar por completo o seu nome.

Leia também: Como negociar dívidas online com desconto?

Dicas para limpar o nome no Serasa definitivamente.

Como posso limpar o nome no serasa? - banner 1024x685 1
Limpar o nome na Serasa

Primeiramente, é de extrema importância esclarecer que não é responsabilidade do Serasa sujar o nome das pessoas. Na realidade, no momento que o consumidor para de pagar suas dividas, é a empresa responsável por oferecer crédito aos seus clientes, ou seja, a empresa credora que irá incluir o CNPJ ou CPF na lista dos inadimplentes (pessoas que não cumprem um contrato ou obrigações legais).

A função do Serasa é oferecer meios para que as pessoas paguem suas dividas. E possam assim ter de volta acesso aos créditos que perderam e fiquem mais tranquilos em relação as suas finanças. Ou seja, o Serasa facilita a sua vida.

A Serasa tem parcerias com muitas empresas e negociam com elas as melhores condições para os endividados quitarem suas dívidas. Incluindo descontos de até 90% da dívida.

Passos simples para limpar o nome no Serasa

1º passo: Vá até a página do Serasa limpa nome.

Como posso limpar o nome no serasa? - design sem nome 32
Como posso limpar o nome no serasa?

2º passo: Clique na opção “Consultar.”

Como posso limpar o nome no serasa? - design sem nome 37

3º passo: Digite o número do seu CPF. E caso não tenha cadastro ainda, é só clicar em “criar uma conta.”

Como posso limpar o nome no serasa? - design sem nome 8

4º passo: Agora é só conferir quais são as dívidas em seu nome e depois escolher uma opção de negociação que é melhor para você. Siga todos os passos indicados.

5º passo: Gere o boleto e então faça o pagamento.

Depois de ter feito o pagamento, a empresa irá dar baixa na dívida e seu nome saíra da lista de nomes sujos. O prazo é de 5 dias depois do pagamento.

Porque devo limpar o nome no Serasa?

É muito melhor ter o nome limpo na praça devido as vantagens e benefícios, pois com o nome limpo é possível ter maior qualidade de vida, menos preocupações e estresses. Além de tornar o trabalho bem mais produtivo já que estará menos preocupado com as dívidas.

Aquela pessoa que está muito endividada usa os créditos para poder viver, e muitas vezes as contas acabam saindo do controle. Por isso, torna-se necessário realizar um planejamento de todos os gastos , e se possível, poupar dinheiro e não gastar tudo para conseguir quitar todas as dívidas.

É sempre bom ter clareza dos valores que entram e saem mensalmente, e não deixar ser levado pelos impulsos ou desejos momentâneos. O mais importante é não entrar em desespero e focar no processo de limpar o nome no Serasa.

E se não foi eu que fiz a dívida? como posso limpar o nome no Serasa?

Para evitar que outra pessoa faça dividas em seu nome, e se proteger de fraldes e golpes, é importante fazer uma consulta regular do seu CPF ou usar o sistema AntiFraude que envia alertas quando o seu nome é consultado.

Limpar o nome no serasa
Como posso limpar o nome no serasa?

O que acontece com o nome sujo no Serasa após 5 anos?

Após o prazo de 5 anos o seu nome fica limpo no Serasa, mas a divida não some da empresa credora. Ou seja, o mercado não será capaz de ver que você está devendo, mas a dívida irá continuar pendente na empresa que você deve e também no banco de dados do Banco Central.

É apenas durante esse período que as empresas podem fazer as cobranças das dívidas judicialmente, após esse tempo as instituições começam a cobrar através de empresas terceirizadas ou por conta própria. Por isso, não vale a pena esperar tanto tempo para quitar as dívidas, pois elas continuarão e serão cobradas informalmente.

Cristã, 23 anos, Formada em ciências econômicas. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Artigos relacionados

Deixe um comentário