Como financiar um carro guia completo

Saber como financiar um carro parece fácil, mas a verdade é que a grande maioria das pessoas que pretendem fazer um financiamento não sabem por onde começar. Aqui no Brasil é bem comum as pessoas financiar a compra de veículos. Raramente vemos alguém comprar a vista este bem, o mais comum é parcelar em “suaves prestações”.

Durante o período de pandemia a busca por como financiar um carro aumentou em mais de 75% por cento. Mais e mais pessoas desejam ter seu veiculo próprio e abandonar os transporte público. Mas com a instabilidade da economia e a alta nos preços dos veículos veio dificuldades para realizar este sonho.

Por outro lado surgiram incentivos para movimentar a economia e girar mais dinheiro dentro do país. Então veio os incentivos fiscais para a compra de automóveis e residências. Mas algumas pessoas não sabem como proceder para obter um financiamento.

Além do mais o financiamento é a opção ideal para quem não possui o valor total para comprar um carro. mas por onde começar, quais documentos são necessários, qual empresa pode financiar o veiculo, tudo isso vamos buscar responder neste guia que preparamos para você.

Entenda o que é um financiamento de carro

Antes de saber como financiar um carro precisamos entender o que é um financiamento. Pois bem, o financiamento de veículos é o método preferido no mercado de compra de veículos. Nele, o banco ou instituição financeira paga o bem a concessionária e cede o ativo a você. Em contrapartida você paga o valor negociado em parcelas mensais com acréscimo de juros.

Em outras palavras o financiamento de carro funciona como um empréstimo. É concedido a uma pessoa ou empresa que queira comprar um veículo novo, ou usado e não tenha dinheiro suficiente para comprá-lo à vista ou fazer um adiantamento significativo. A diferença no financiamento de um empréstimo comum é que o valor das parcelas costuma ser menor, e quem emprestou o dinheiro tem mais tempo para pagar.

A taxa de juros, e o valor das parcelas é combinada anteriormente com a instituição financeira. Isso significa que você não precisa de dinheiro disponível para fazer uma compra. Dessa forma, em muitos casos, o número de parcelas também pode ser mais flexível. Se você tiver que pagar um valor menor nas parcelas, poderá dividir o empréstimo por mais tempo.

O mais importante ainda, uma vez que o empréstimo do carro seja aprovado, você pode pegar seu carro imediatamente. ao contrário de consórcios que você paga as parcelas sem obter o bem, esperando durante anos para ser contemplado.

Tipos de financiamento

Financiar veiculo

Veja como financiar um carro de duas forma diferentes. A primeira é a través do crédito direto ao consumidor. Nele comprador faz uma espécie de empréstimo com a instituição, obtém a posse do carro, mas não pode negociá-lo antes que todas as parcelas tenham sido pagas. Quando o contrato é gerado, o carro no nome do cliente.

Outra forma menos utilizada é o Leasing. Nesse tipo de contrato, é como se o cliente pagasse algum tipo de aluguel parcelado. Ou seja, uma locação com potencial para compra de um veículo. No entanto, o bem permanece registrado como pertencente à instituição que concedeu o empréstimo enquanto o contrato estiver em vigor. O veículo é registrado em nome do comprador somente após o pagamento da parcela.

Requisitos para financiar um carro

O próximo passo de como financiar um carro é entender quais são os requisitos necessários para solicitar um financiamento.

  1. Em primeiro Lugar Nome Limpo: Se você tem interesse em financiar um carro, é importante garantir que seu nome não esteja negativo. Ou seja, não ter nome nas listas dos órgãos de proteção ao crédito como Serasa ou SPC. Ter o nome “sujo” indica que você é um mau pagador, sendo assim encontrará dificuldades em ser aprovado para um financiamento.
  2. Idade mínima: mesmo que você seja maior de idade é preciso atingir a idade de 20 anos para entrar com um pedido de financiamento. E também existe a idade máxima para solicitar que é de 70 anos. Já que a estimativa de vida do Brasil é de 76 anos.
  3. Comprovação de renda: O banco ou instituição financeira precisa de garantias que você pode paga-la. Dessa forma você precisa comprovar renda, e as parcelas não podem comprometer mais do que 30% da sua renda mensal.
  4. Pontuação Score: O score avalia seu comportamento de compras e pagamento. Ele indica a probabilidade de você atrasar pagamentos ou mesmo deixar de pagar uma conta. Por isso é importante obter uma boa pontuação, quanto maior melhor.

Descubra como aumentar sua pontuação Score e aumentar suas chances de ser aprovado em um financiamento ou mesmo em cartões de crédito.

Documentos necessários para fazer um financiamento

No momento de solicitar o seu financiamento é importante que você tenha em mãos os documentos abaixo. Lembrando que é necessário ter os documentos originais e ao menos uma cópia de cada documento.

  • Identidade (RG)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de renda (holerite ou extratos bancários)
  • E-mail válido
  • Telefone de contato e telefone de recado.

Como financiar um carro na prática?

Como financiar um carro na prática? bem este processo pode ser um pouco burocrático, e dependendo da instituição pode demorar alguns dias. E antes de solicitar o financiamento é importante que você primeiro escolha o modelo do seu carro, em seguida escolha a instituição financeira.

Faça uma simulação de financiamento junto a instituição escolhida. Na simulação você vai conhecer todas as condições de pagamentos, valor das parcelas, taxas de juros etc. A simulação é feita antes da analise de crédito, e então você pode negociar para encaixar as parcelas no seu orçamento.

Se você estiver de acordo com as condições apresentadas na simulação pode solicitar a análise de crédito. A analise de crédito é feita de acordo com os requisitos já apresentados, e uma busca por seu histórico de pagamentos anteriores. Se não houver nenhuma pendencia de pagamento, um bom histórico e as parcelas não comprometerem sua renda você é aprovado facilmente.

Além disso é importante que todos as suas informações estejam corretas, pois é feita uma verificação dos dados fornecidos. E se tudo estiver correto e for aprovado você e a instituição assinam o contrato de financiamento e então você recebe o crédito para o pagamento do veiculo. E já pode começar a usá-lo normalmente.

Dicas para ter sucesso

Como financiar um carro
Como financiar um carro guia completo

Aqui estão algumas dicas de como financiar um carro com sucesso. Primeiramente analise suas finanças, tendo em mente que o financiamento é uma dívida de longo prazo chegando a 4 anos. Então precisa se organizar para não comprometer sua renda pessoal ou familiar.

Em segundo lugar, antes de buscar financiar um carro procure quitar todas as contas pendentes. Para que elas não se acumulem e vire um problema ou uma dívida financeira. Busque ter uma reserva de emergência para pagar as parcelas caso aconteça algum imprevisto.

Decida o valor da parcela que cabe no seu orçamento, isso antes mesmo de fazer a simulação. Entenda qual é o valor máximo que você pode comprometer para o financiamento. Assim fica mais fácil negociar com o banco.

Tenha em mãos o valor de entrada, é normal que para iniciar um financiamento seja solicitado um valor inicial. O valor de entrada varia de empresa pode ser solicitado cerca de 20% do valor do carro por exemplo. A porcentagem pode variar para mais ou para menos, ou então você pode dar a entrada conforme o que você tem em mãos.

Pesquise a concessionária e a instituição financeira, os preços do veiculo e as condições do financiamento podem variar bastante. Por isso não tenha preguiça de andar e pesquisar o melhor custo beneficio pra você.

você também pode considerar adquirir um veiculo usado, ou então seminovo. Um veiculo que já saiu da concessionária tem uma queda de 30% do seu valor. E isso pode te ajudar na hora do financiamento.

Veja também:

Como economizar usando seu cartão de crédito

Photo of author
publicado por
Marice Tolvai
Postado em:
Cristã, 23 anos, Formada em ciências economia. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Deixe um comentário