Foi divulgado o calendário de pagamento do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do INSS em 2023. Com isso será injetado o montante de aproximadamente R$56,7 bilhões de reais na economia brasileira.
O Governo Federal anunciou que o Instituto nacional do Seguro Social (INSS) começará a pagar a primeira parcela do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do INSS. A primeira parcela terá inicio no dia no final de agosto, porém a segunda parcela será paga a partir do mês de dezembro.
Já pelo terceiro ano consecutivo os mais de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas do INSS vão receber o décimo terceiro com o fluxo normal, e deverá ser pago de acordo com o número final do NIS.
Índice de Conteúdo
Quem pode receber?
O décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do INSS é destinado aos respectivos beneficiários. Tanto que a maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do valor já na primeira parcela.
Além disso quem recebe o beneficio por incapacidade temporária também terá direito a uma parcela menor, sendo calculada de acordo com a duração do benefício.
Tem direito a receber o 13º salário todos que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Entretanto, de acordo com a lei os segurados que recebem benefícios assistenciais como o Auxílio Brasil por exemplo, não tem direito a receber o décimo terceiro salário.
Qual o valor das parcelas?
Um questionamento que é feito com frequência é sobre o valor do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas. O valor do 13º é exatamente igual ao que o beneficiário recebe porém é dividido em duas parcelas. A primeira parcela equivale a metade do valor que beneficiário recebe ou em outras palavras se recebe 50% do valor.
Já a segunda parcela tem os descontos de Imposto de Renda para aqueles que declaram. E quem passou a receber o benefício a partir de janeiro deste ano recebe o valor de forma proporcional.
Calendário de pagamentos décimo terceiro dos aposentados e pensionistas INSS 2023
O calendário de pagamento do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas INSS é feita de acordo com o número final do NIS. E é dividido entre aqueles que recebem até um salário mínimo e quem recebe acima de um salário mínimo.
Calendário benéficos até um salário mínimo
Aos aposentados e pensionistas que recebem valor igual ou inferior a um salário mínimo, o depósito do décimo terceiro será entre os dias 25 de agosto a 8 de setembro. Sendo pago em sequência de acordo com o número final do NIS. Não levando em consideração o dígito verificador.
No entanto a segunda parcela do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo, será entre 1 de setembro e 8 de setembro.
Datas da primeira parcela
- Final NIS 1: 25 de agosto
- Final NIS 2: 28 de agosto
- Final NIS 3: 29 de agosto
- Final NIS 4: 30 de agosto
- Final NIS 5: 31 de agosto
- Final NIS 6: 01 de setembro
- Final NIS 7: 04 de setembro
- Final NIS 8: 05 de setembro
- Final NIS 9: 06 de setembro
- Final NIS 0: 08 de setembro
Datas da segunda parcela
- Final NIS 1: 24 de novembro
- Final NIS 2: 27 de novembro
- Final NIS 3: 28 de novembro
- Final NIS 4: 29 de novembro
- Final NIS 5: 30 de novembro
- Final NIS 6: 01 de dezembro
- Final NIS 7: 04 de dezembro
- Final NIS 8: 05 de dezembro
- Final NIS 9: 06 de dezembro
- Final NIS 0: 07 de dezembro
Calendário benefícios acima de um salário mínimo
Semelhante a quem recebe até um salario mínimo os aposentados e pensionistas que recebem acima de um salario mínimo, também serão pagos de acordo com o número final do NIS. Porém os pagamentos da primeira parcela estão agendados para ser entre 1 a 8 do mês de setembro. E a segunda parcela do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas será paga entre 1 e 7 de dezembro.
Calendário primeira parcela
- Final NIS 1 e 6: 01 de setembro
- Final NIS 2 e 7: 04 de setembro
- Final NIS 3 e 8: 05 de setembro
- Final NIS 4 e 9: 06 de setembro
- Final NIS 5 e 0: 08 de setembro
Calendário segunda parcela
- Final NIS 1 e 6: 01 de dezembro
- Final NIS 2 e 7: 04 de dezembro
- Final NIS 3 e 8: 05 de dezembro
- Final NIS 4 e 9: 06 de dezembro
- Final NIS 5 e 0: 07 de dezembro
Concluindo, o pagamento é feito automaticamente no banco em que os beneficiários recebem normalmente. Caso não receba o pagamento é aconselhado falar com seu banco ou diretamente com o órgão do INSS.
Leia também: Calendário Pis 2022: Caixa econômica Federal libera novos valores