Como tirar título de eleitor online em 2022

O mundo mudou e a forma de votar também, agora é possível regularizar ou fazer seu título de eleitor online, sem precisar sair de casa.

O tribunal da Justiça Eleitoral lançou uma forma de tirar titulo de eleitor online agora em 2022. Isso foi uma iniciativa para melhorar o atendimento e facilitar a vida dos eleitores. O projeto Título Net dá aos cidadãos a oportunidade de solicitar o seu titulo de eleitor pela internet. Além disso também é possível fazer transferência de residência e revisão de dados.

O nosso título de eleitor é um dos nossos documentos de maior importância pois ele nos garante o direito de escolher nossos representantes. Mas para ter em mãos este documento pode ser uma tarefa bem burocrática. No entanto este serviço que era oferecido apenas de forma presencial agora é possível realizar online.

Outra vantagem é que quem já possui o titulo de eleitor pode obtê-lo no formato digital, facilitando para quem costuma esquecer do titulo. Entretanto com o e-Título você tem seu documento no seu celular a qualquer momento.

O que é o titulo de eleitor?

Tirar titulo de eleitor online

O titulo de eleitor é um documento obrigatório para todos acima de 18 anos, e opcional para quem possui 16 e 17 anos. Este documento dá o direito a voto a todos que o possuem isto em eleições municipais, estaduais e federais. Sendo assim é necessário apresenta-lo em todas as eleições na hora da votação.

Sabendo desta importância é essencial saber como tirar titulo de eleitor online. Que é uma opção mais rápida e mais cômoda do que fazer presencialmente. E este ano de 2022 é um ano de eleições e você precisa regularizar seu titulo de eleitor. Caso contrario precisará justificar sua ausência ou então pagar uma multa.

Leia também: Aplicativo FGTS: aprenda a resgatar seu saldo

Passos para tirar Título de eleitor online

Se você tem mais de 16 anos e já deseja exercer seus direitos de cidadão deste país o primeiro passo é tirar seu Título. Todo o processo é feito exclusivamente pelo site Título Net onde você acessa e faz seu cadastro. Desse modo acompanhe os passos abaixo para tirar título de eleitor online.

  • Primeiramente acesse a página Título Net
  • Em seguida escolha o seu estado de residência e clique em “próximo”
  • Ao tirar título de eleitor online é importante que você esteja atento a todas as instruções que estão na tela. Será solicitado a você alguns documentos e também é exigido que você encaminhe fotos destes documentos. Após ler as instruções siga para a “próxima” página.
  • Logo após na opção “título de eleitor” escolha a “não tenho” caso seja sua primeira via do documento.
  • Preencha os campos com seu nome completo, data de nascimento e nome do pai e da mãe.
  • Então escolha o tipo de documento que deseja usar seja RG, certidão de casamento, nascimento ou outro.
  • Informe corretamente seu número de CPF, estado civil, grau de escolaridade, se possui irmãos ou se possui alguma deficiência e demais dados solicitados na tela.
  • Em seguida você vai ver o espaço para enviar as fotos dos seus documentos. Todas devem estar no formato de JPG ou então PDF. Se não for nestes formatos o sistema do site não aceita os arquivos, por esta razão é importante verificar antes de enviar.
  • Por fim preencha seu endereço e escolha o local em que deseja votar, que precisa ser dentro dos limites do seu município.

Ao encerrar sua inscrição você recebe um número de protocolo e a data que é referente a sua solicitação. Com este número é possível acompanhar a situação do seu título e saber se ele já está disponível.

Como acompanhar a inscrição do título de eleitor?

Para enfim tirar titulo de eleitor online seus dados precisam da aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sendo assim este processo pode levar alguns dias até ser totalmente aprovado. Se houver algum erro nos documentos ou informações que foram enviadas será indicado para que haja uma correção.

Então para saber todos os detalhes do processo de aprovação acesse o site do TSE e escolha entre “protocolo” e “dados pessoais” e clique em “próximo”. E informe os dados de acordo com a opção escolhida. E ao avançar o site já mostra a situação atual do seu documento. As opções podem ser:

  • Aguardando a análise da Justiça Eleitoral
  • Requerimento Processado
  • Requerimento Excluído
  • Requerimento Indeferido

Após à aprovação você já está apito a usar seu título de eleitor com o aplicativo do e-titulo.

Aplicativo E-Título

Após tirar titulo de eleitor online você deve baixar o App do E-título. Ele é a versão digital do título de eleitor, e é aceito como documento original na hora da votação.

O app é simples de usar e está disponível para todos os sistemas operacionais como Android e iOS. Para baixa-lo basta procurar por e-titulo na sua loja de apps ou então use o botão abaixo.

Além disso com ele, é possível ter acesso fácil e rápido às informações pessoais na Justiça Eleitoral. A nova versão, além de manter o fornecimento de certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. E seus dados passam a ser protegidos por senha, além de permitir consultar débitos eleitorais e se cadastrar como mesário voluntário.

E-titulo

Leia também: CNH social 2022- Descubra como solicitar

Photo of author
publicado por
Marice Tolvai
Postado em:
Cristã, 23 anos, Formada em ciências economia. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

8 comentários em “Como tirar título de eleitor online em 2022”

    • As multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais podem ser pagas pelo Serviço Consulta de débitos eleitorais, O referido serviço está disponível no Portal do TSE.

      Responder

Deixe um comentário