Investir em criptomoedas é seguro? e como comprar?

Investir em criptomoedas é seguro? esta é a pergunta que muitos investidores se fazem. É visível que o mundo está passando por muitas mudanças, principalmente quando se trata de tecnologia. E as criptos como por exemplo o Bitcoin, tem gerado um grande barulho no mercado financeiro.

Entretanto você entende deste novo universo? sabe como elas funcionam? tem dúvidas se elas são seguras? Pois bem, neste artigo nós do Ideal Finanças esclarecemos a esses questionamentos sobre as moedas digitais. Tudo para ajuda-lo a entender como este universo funciona. Confira!

O que são Criptomoedas?

Investir em criptomoedas é seguro? E como comprar? - bitcoin
Fonte: Bitcoin

Antes de sabermos se investir em criptomoedas é seguro precisamos entender o que elas são. Em resumo, as criptos são moedas digitais, em outras palavras, elas não são controladas por nenhum órgão ou país específico. Essas moedas virtuais são criadas a partir de uma rede blockhain, responsável por guardar com alta segurança diversos tipos de informações.

informações como por exemplo: transações financeiras, assim como os registros e dados das pessoas que participam destas operações. Apesar de ser uma moeda digital as criptomoedas possuem um valor, e em determinados casos é possível converter este valor para outras moedas. Da mesma forma que funciona o sistema de cambio, tanto que pode-se trocar por dólar ou o real.

Além disso é comum usar as moedas digitais na troca por produtos, ou consumo de serviços. E por estas moedas terem uma escala crescente muitas empresas estão interessadas em ser pagas com criptomoedas.

Como funcionam as criptomoedas ?

Entender o funcionamento destas moedas nos ajuda a saber se investir em criptomoedas é seguro. Estas moedas surgem a partir de um processo chamado de mineração feita no blockhain. E as pessoas que contribuem para a criação dos blockhain, recebem o pagamento em criptomoedas.

A negociação das moedas digitais é feita diretamente nas exchanges, ou então nos fundos de investimento, ou ainda ETFs nas corretoras de investimentos.

Investir em criptomoedas é seguro?

É importante saber que as criptomoedas tem valor real e é possível troca-las por dólar ou real. No entanto, ao invés de ter seu valor fixado a governos ou aos bancos centrais, as moedas digitais tem seu valor apoiado na matemática e na tecnologia. Estes ativos é enviado pela internet livremente sem intermediários, ou seja, o saldo é transferido de pessoa para pessoa, mesmo em transações internacionais.

Investir em criptomoedas é seguro porque estes ativos estão protegidos pelo que temos de mais avançado em relação a criptografia de dados. Isto significa que é quase que impossível “quebrar o código” que guarda estas moedas. Mas em contrapartida a maior ameaça que cerca o universo das moedas é os roubos as carteiras digitais.

Hackers ao atacar o sistemas de corretoras e exchanges acaba levando o patrimônio de alguns investidores. No ano de 2020 uma pesquisa feita pela Atlas VPN mostrou que cerca de US$ 3 bilhões de dólares foram roubados em ciberataques. Isto ocorre na sua maioria porque os criminosos consegue instalar Apps maldosos nos computadores das vitimas.

Investir em criptomoedas é seguro? E como comprar? - criptomoedas guia completo para investir em criptoativos
Fonte: Web

Por este motivo é sempre importante investir em segurança. Além disso, sempre ficar atento a e-mails, sites, mensagens que pedem por dados importantes.

Quando investir em criptomoedas é seguro?

É seguro investir quando a moeda é confiável. Antes de escolher uma moeda digital faça pesquisa para saber se ela tem valor no mercado. E também se ela é reconhecida pelos órgãos responsáveis. Atualmente existe 10.810 moedas listadas na empresa CoinMarketCap, e este número tende a crescer ainda mais.

A maioria dos investidores estão a procura de moedas que tem um potencial de crescimento, e assim ganhar com a valorização deste ativo. Apesar disso moedas mais conhecidas como o Bitcoin continuam dando lucros extraordinários aos seus investidores. Então veja abaixo uma lista com as 10 moedas digitais mais conhecidas do momento.

  1. Bitcoin (BTC)
  2. . Ethereum (ETH)
  3. Binance Coin (BNB)
  4. Ripple (XRP)
  5. Dogecoin (DOGE)
  6. Tether (USDT)
  7. Cardano (ADA)
  8. Polkadot (DOT)
  9. Litecoin (LTC)
  10. Bitcoin Cash (BCH)

Como e onde comprar Criptomoedas?

Como as criptos ganharam fama atualmente existe diversas corretoras que negociam. Além das corretoras também temos as chamadas exchances que são especialistas nestes ativos. Alguns exemplos de exchanges brasileiras temos: Mercado Bitcoin, Foxbit, Novadax e outras. Então em primeiro lugar escolha a empresa que deseja, em seguida faça seu cadastro e por fim transfira dinheiro para a conta. Após isso já é possível comprar criptomoedas.

Deixe nos comentários suas dúvidas e elogios que em breve responderemos.

Leia também: Fundos imobiliários como eles funcionam?

Agradecemos por confiar no nosso conteúdo e desejamos sucesso na sua vida financeira.

Cristã, 23 anos, Formada em ciências econômicas. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Artigos relacionados

Deixe um comentário