Parcelar compras, hábito que pode destruir sua vida financeira

Parcelar ou comprar a vista? qual destas opções você costuma escolher na hora de fazer suas compras? O parcelamento é um hábito muito comum no nosso país. Porém esta prática tende a trazer alguns prejuízos para a vida financeira. E por este motivo nós do Ideal Finanças preparamos este conteúdo para esclarecer sobre o assunto.

É extremamente comum que surja a dúvida: compro a vista ou parcelado? no momento de adquirir um novo item. E com toda a certeza você já se questionou qual opção valia mais a pena naquele momento. Parece simples a resposta, até porque não existe necessariamente uma alternativa que é a mais vantajosa.

Entretanto essa decisão antes de ser tomada carece de ser avaliada, tudo de acordo com a situação e circunstancias. Este hábito de parcelar se tornou uma prática comum entre os brasileiros, afinal, ao fazer um parcelamento reduzimos o volume das despesas mensais. Em outras palavras, dá uma falsa impressão de que está sobrando dinheiro.

De fato, parcelar suas compras pode comprometer totalmente a sua renda, mas existem muitos fatores que precisam ser avaliados para tomar esta decisão. Então, trouxemos este artigo para te alertar. Confira!

Parcelar todas as compras vale a pena?

Parcelar compras, hábito que pode destruir sua vida financeira - por que parcelar cartao de credito e um problema
Fonte: Web

Todo brasileiro ama parcelar suas compras, mas o pagamento parcelado na maioria dos casos significa custos maiores. Isto acontece porque o dinheiro tem valor no tempo, desse modo, o preço do tempo e também dos riscos cai na forma de juros. Por este motivo pagar a vista na maioria das vezes é mais barato e parcelar tem acréscimo de juros.

Então, um planejamento é o recurso mais importante para os que desejam tomar decisões inteligentes em relação ao dinheiro. Caso contrario o consumo leva a uma incerteza da renda no futuro, e em consequência dificuldades e até mesmo dívidas. Por este motivo o plano orçamentário é a base que garante uma renda saudável

Ter controle sobre seu dinheiro, e objetivos para ele proporciona oportunidades valiosas no momento de optar entre pagar a vista ou parcelar. Então, considere criar seu orçamento pessoal e leve em conta as seguintes questões:

  • rendas totais.
  • despesas fixas.
  • despesas variáveis e estimadas. 
  • metas e objetivos. 
  • reservas para emergências e oportunidades de investimento. 

Como saber quando parcelar uma compra?

Para saber exatamente quando vale a pena parcelar um item, primeiramente tenha clareza sobre seu dinheiro. Em seguida faça seu planejamento, isto porque fica mais fácil saber as vantagens de fazer uma nova compra parcelada. Por exemplo: se você está com seu orçamento organizado, com certeza saberá se tem dinheiro para arcar com o valor total a vista sem se desorganizar.

Parcelar compras, hábito que pode destruir sua vida financeira - 20190227231735943572u
Fonte: Caio Gomez/CB/D.A Press.

Ou então saberá que as parcelas não vão comprometer sua renda dos próximos meses. É importante lembrar que antes de parcelar se deve conferir os juros se eles cabem no seu bolso. Se você tem como comprar a vista e com desconto, não parcele porque os juros aumentam o valo do produto. Desse modo, você paga quase o dobro do valor em um produto que não vale aquele preço.

No entanto nem sempre se consegue descontos no pagamento a vista, mas em contraparte é oferecido o parcelamento sem juros. Nestes casos se estiver dentro do seu orçamento é vantajoso. Outra dica que damos é que de preferencia para parcelar bens de valores mais altos, e pague a vista bens de menor valor.

Parcelar a fatura também pode diminuir o seu limite do cartão ou bloquear parcialmente até o pagamento total da fatura.

Tenha cuidado com o consumismo

Consumismo já é uma palavra bem conhecida para todos, apesar que muitas pessoas acreditam que consumista é apenas as pessoas de casos extremos. Aquelas que compram de maneira compulsiva sem nenhum controle. Bem, mas a verdade é que consumista são pessoas que tem o hábito de comprar coisas de que não precisa movidas pelo emocional, as promoções e ofertas de produtos.

O consumismo é totalmente comum na nossa era em que somos bombardeados por propagandas e influencies. Só que o consumismo gera um problema maior que é as dívidas, o total descontrole financeiro. Para você não ser engolido por este sistema estabeleça suas prioridades. Comprar somente aquilo que é sua prioridade, independente do que seja, cada individuo define seus próprios objetivos.

Parcelar compras, hábito que pode destruir sua vida financeira - cartao de credito juros
Fonte: Web

Para fugir do consumismo leia: consumismo: dicas para comprar consciente

Não parcele a fatura do cartão de crédito

Em toda e qualquer situação nunca parcele a fatura do seu cartão de crédito. Parcelas esta fatura é um perigo ao seu bem estar e saúde financeira. Faça de tudo para não ficar sem o dinheiro da fatura, ela é uma prioridade. Se você tem este costume e não entende o porque isso é proibido vou te explicar.

As taxas de juros para parcelar o cartão são extremamente altas, chegando a mais de 200% do valor original ao ano. É como se você tivesse pagando 2 vezes a mesma fatura, ou até mais que isso. Então se você não tem o valor da fatura (se planeje para nunca faltar) converse com o credor e peça uma renegociação.

Por fim, lembre-se de se planejar e que se parcelar as parcelas tem que caber no seu orçamento. A dívida não é problema, mas aquele que tem prestação tem dívida, paga juros e realiza menos desejos e sonhos na vida.

Parcelar compras, hábito que pode destruir sua vida financeira - cart o
Fonte: Web

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? deixe seu comentário que responderemos em breve. Obrigado pela confiança e desejamos a você sucesso na sua vida financeira.

leia também:

Cartão de crédito Meu Pag vale a pena? Tem aprovação imediata?

Photo of author
publicado por
Marice Tolvai
Postado em:
Cristã, 23 anos, Formada em ciências economia. Escrevo para o Ideal Finanças e outros sites do grupo SED.

Deixe um comentário